Perfume de Francisco

Sonho: uma prática para você aprofundar sua espiritualidade

Siga o passo a passo proposto pelo autor e se conecte com seus sentimentos

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

27 ABR 2021 - 12H15

Hoje eu vou propor uma reflexão inicial e quero que me acompanhe devagar, buscando a compreensão de cada frase, cada ação, cada imagem, ok?

Vamos lá:

      • Inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar...
      • Novamente. Inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar...
      • Mais uma vez. Inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar.

Imagine que você saiu da sua casa agora, e na frente da sua casa tem uma montanha gigante. Você caminha em direção à ela. Avista um cercado e consegue passar por baixo. Olha para um lado, depois para o outro. Está sozinho.

Quanto mais você caminha pela montanha, mais alto fica, e quando olha pra trás sua casa ficou lá em baixo, pequeninha. Mas você continua caminhando, indo sempre pra frente. Passa pelas árvores, pelo mato, percebe que ao seu redor não há barulhos de máquinas, somente de alguns pássaros e o vento que toca nas folhagens.

Chegando quase no topo você consegue perceber que há uma flor. Somente ela e mais nada. Você pode tocá-la. Ela é amarela. Cabe na mão. Tem cheiro doce. Apenas uma flor. Nada mais.

Então você chega mais perto para ver seus traços. Cada pétala tem um desenho. Você descobre que ela tem uma beleza indescritível. Só você está vendo. Só você apreciar a paisagem e sentir seu cheiro.

  • Agora inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar...
  • Novamente. Inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar...
  • Mais uma vez. Inspire, 1, 2, 3 .... Solte devagar.

O que você sentiu? O que você viu? Conseguiu subir a montanha e apreciar a flor? Era apenas uma como sugeri, ou tinham outras lá no alto da montanha?



A beleza de Deus está nos detalhes, nas pequenas coisas e São Francisco de Assis sabia disto. Mas antes do encontro com o Pai, ele buscava ser maior: "inchado pelos ventos da vaidade e convencido de vir arrecadar maiores riquezas e honrarias, decide marchar numa grande expedição militar", afirmou Tomás de Celano em seu livro A vida de São Francisco.

São Francisco, às vésperas de partir para a guerra, teve um sonho em que sua casa estava repleta de armas, selas, escudos, lanças, entre outras coisas. Uma voz lhe dizia que eram suas e de seus soldados. Após despertar com muito ânimo – e interpretando erroneamente seu sonho da noite anterior –, partiu rumo à sua expedição.

Onde você está procurando a sua felicidade? Ao final da montanha ou na guerra? Isso realmente não importa, o que importa mesmo é o trajeto de sua vida. O encontro com o simples, com a natureza, com as coisas que vem de Deus.

Tenham uma ótima semana!

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.