Oração inicial da novena
Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais. Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Santa Bernadete, rogai por nós!
1º Dia: a virtude da confiança
Santa Bernadete, aumentai nossa confiança na Santíssima Virgem, por quem tiveste a honra de padecer contrariedades que pareciam invencíveis na terra. Como Vós, também nós nos colocamos sob a Sua proteção, para guardar sempre a certeza de que, afinal, faremos a vontade de Deus, pela poderosa intercessão da Mãe de Deus. Pensamento espiritual: “Nossa Senhora me disse que eu não seria feliz neste mundo, mas no outro”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
2º Dia: o amor a Deus
Obtende-nos, ó Santa Bernadete, de amar sempre fielmente e profundamente Nosso Senhor, Majestade infinita, de cujo Coração emanam torrentes de amor à procura de quem queira recebê-las. Que todos os atos de nossa vida sejam voltados para esse amor incorrespondido, e que, acolhendo-o em nosso coração, possamos irradiá-lo para os outros. Pensamento espiritual: “Penso que Nossa Senhora me dá o Menino Jesus. Eu O pego no colo. Falo com Ele e Ele fala comigo”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
3º Dia: a virtude da humildade
Ó Santa Bernadete, que fostes escolhida da Mãe de Deus, fazei que pratiquemos e amemos a verdade plena a nosso respeito, as hierarquias postas por Deus, sem querermos ser o que não somos. Pensamento espiritual: a Irmã Bernarda Dalias disse à superiora não conhecer Bernadete. Ela apontou uma noviça pequena, sorridente, e disse: “Bernadete? Olha ela aqui!”. Então exclamei: “Só isso?”. Bernadete me respondeu: “É verdade, senhorita, é só isso!”. “Se Nossa Senhora tivesse encontrado uma mais ignorante, ela a teria pego, e não a mim”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
4º Dia: a resignação no sofrimento
Santa Bernadete, vós que soubestes tão pacientemente e com tanta confiança em Deus, suportar os sofrimentos morais da oposição dos homens quando conversáveis com a Virgem do Céu, e suportar as dores físicas da doença, obtende-nos esta mesma resignação nas penas de nossa vida. Pensamento espiritual: “A Cruz pode substituir tudo, mas nada pode substituir a Cruz”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
5º Dia: amar a oração
Ensinai-nos, ó Santa Bernadete, a pedir a Deus em todas as necessidades nas quais possamos nos encontrar, como a própria Virgem Maria vo-lo ensinou em Massabielle. Pensamento espiritual: “Quando você passa na frente da capela e
não tem tempo para parar, encarregue seu anjo da guarda de levar sua mensagem ao Senhor no tabernáculo”. “Doce Coração de Jesus, sede o meu amor, doce Coração de Maria, sede a minha salvação. Meu Jesus, misericórdia! Concedei o repouso eterno às almas dos fiéis defuntos”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
6º Dia: o abandono à vontade de Deus
Ó Santa Bernadete, vós fostes instrumento tão dócil à vontade de Deus, expressa por intermédio de Maria. Ensinai-nos a obedecer lealmente à vontade de Deus, combater corajosamente pela sua glória e submeter-nos generosamente a tudo quanto nos pede. Pensamento espiritual: “Irmã, não esqueça o que eu lhe digo: onde quer que você esteja, lembre-se sempre de trabalhar só pelo Senhor. Você entende, não é? Pelo Senhor”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
7º Dia: a virtude da caridade
Nós queremos nos assemelhar a vós, ó Santa Bernadete, no nosso amor a Deus e aos homens, e tornarmo-nos, como vós, instrumentos dóceis e prestativos da Providência para o bem do nosso próximo. Pensamento espiritual: “O pouco tempo que temos no mundo, é preciso que o empreguemos bem”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
8º Dia: amar a penitência
Fazei-nos compreender, ó Santa Bernadete, a necessidade da mortificação para a remissão das nossas culpas, conforme a mensagem que nos transmitistes da parte da Rainha do Céu. Oferecemos especialmente em reparação pelas faltas dos fiéis no momento difícil por que passa a Igreja Católica. Pensamento espiritual: “Penitência, penitência, penitência”. (Nossa Senhora à Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
9º Dia: uma genuína vida Interior
Nós quereríamos como vós, ó Santa Bernadete, viver sob o olhar de Deus e da Virgem Maria. Obtende-nos a graça de nos assemelharmos a vós, especialmente em todos os dias da nossa vida. Pensamento espiritual: “Tenho uma única aspiração, a de ver a Virgem Santa glorificada e amada”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oração Final da Novena
Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado. Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito. Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título. Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho. E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente. Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair! Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes. Ajudai-me, ajudai-me! Amém
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.