Frei Diogo Luis Fuítem
Franciscano Menor Conventual
Autor de vários livros biográficos e do recém-lançado sobre Santa Clara de Assis: Clara de nome, claríssima de vida, pela editora Mensageiro de Santo Antônio
Nasceu em 1225 em Roccasecca, condado de Aquino, no Sul da Itália. Filho de família nobre, recebeu excelente educação frequentando o mosteiro de Monte Cassino e ingressando, em seguida, na universidade de Nápoles. Aos 19 anos decidiu tornar-se frade dominicano contra a vontade do pai que o encerrou no castelo durante 15 meses. Mas, perseverando em seu propósito, conseguiu dobrar a vontade da família e ingressar na Ordem dos Pregadores, conhecidos como frades dominicanos. Graças à sua notável capacidade intelectual, foi enviado para estudar em Paris. Distinguiu-se logo, sobretudo, no campo do pensamento filosófico e teológico.
Seguiu para Colônia, na Alemanha, onde tornou-se discípulo do teólogo Santo Alberto. Tendo se graduado em Teologia, foi professor e regente da universidade de Paris, inclusive regente nesta universidade por duas vezes. Sustentou uma luta intelectual a favor das ordens mendicantes com seus companheiros franciscanos, particularmente São Boaventura. Nunca se prestou para falar de si mesmo e distinguia-se pelo respeito à opinião alheia, mostrando-se capaz de elaborar sínteses.
Além de lecionar, vivia envolvido na oração e na contemplação profunda. Valorizou a filosofia, especialmente do filósofo grego Aristóteles, que serviu para dar suporte ao seu ensinamento teológico. A obra mais famosa que ele escreveu é a Suma Teológica, obra composta de vários livros em que ele analisa mais de 500 questões ligadas à fé. Retirou-se de Paris para dar aulas e dedicar-se à Universidade de Nápoles onde havia começado seus estudos.
A caminho do Concílio de Lyon, sofreu um infortúnio e acabou falecendo no mosteiro cisterciense de Fossanova aos 7 de março de 1274. Faleceu com 49 anos de vida. Canonizado em 1323, tem sua data litúrgica no dia 28 de janeiro, dia em que seus restos mortais foram transferidos para Toulouse, na França.
Deixou uma frase significativa: “A humildade é o primeiro degrau da sabedoria”. Dele aprendemos uma lição importante, isto é, a saborear as verdades da fé cristã e a transmiti-las sem, no entanto, envaidecer-nos e vangloriar-nos por causa de conhecimentos ou capacidades com as quais Deus nos tenha dotado. Vamos fugir de orgulho e praticar a humildade em nosso dia a dia! Santo Tomás de Aquino, rogai a Deus por nós.
Fonte: O Mílite
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.