São José

Um ano dedicado a São José

De 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021 estamos celebrando o Ano de São José. O ano foi convocado pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica Patris Corde (com o coração de pai), para homenagear aquele que é esposo da Virgem Maria

Escrito por Espiritualidade

05 MAR 2021 - 00H00 (Atualizada em 03 AGO 2022 - 14H56)

Por Frei Diogo Luis Fuitem

Sabemos que a Sagrada Escritura descreve São José como “homem justo” (Mt 1,19) porque colaborou com os planos de Deus de maneira solícita e fiel. Assumiu Maria, prometida em casamento, como esposa, ao invés de rejeitá-la quando estava grávida por obra do Espírito Santo. Seguindo o decreto de César Augusto, que ordenava o recenseamento de todos os habitantes da Palestina, foi até Belém com Maria que esperava pelo nascimento do Filho de Deus. E, naquela noite santa, José deu toda a assistência à criança que nasceu e à mãe, a Virgem Maria.

Avisado pelo anjo, levou a Sagrada Família para o Egito para fugir da perseguição de Herodes. E, voltando para Nazaré, providenciou o sustento do lar com seu trabalho de carpinteiro. Por tudo isso, ele realmente merece ser considerado, conforme o evangelista São Mateus, homem justo, isto é, alguém que soube acolher e colaborar eficazmente com os planos divinos. São José mereceu o título de protetor das famílias pela sua dedicação. Na verdade, tornou-se modelo de todos os pais e responsável pelos lares cristãos. O ano josefino contempla, ainda, São José como padroeiro de toda a Igreja. Instituindo este ano, o Papa Francisco fez questão de lembrar o documento do beato Pio IX que, em 1870, declarou São José protetor da própria Igreja.




O santo foi escolhido como guarda da comunidade cristã porque soube cuidar da Sagrada Família e para que, como aquele José do Antigo Testamento, que cuidou para que não faltasse o trigo necessário para a sobrevivência de todo o povo, ajude a alimentar nossa fé. O patrocínio de São José seja, agora, garantia da caminhada segura do Povo de Deus que é a Igreja. Cada cristão pode se inspirar nos valores e na santidade que ele testemunhou com sua vida. “Em um mundo que precisa de pais e rejeita os dominadores”, como disse o Papa, que possamos dar provas de fé e de dedicação aos lares. Como ele soube enfrentar os percalços de uma missão que não foi fácil, saibamos também seguir adiante, acolhendo a vontade de Deus com amor e fé.

É possível dedicar um dia por semana à sua memória e a seu culto. Há pessoas que fazem isso todas as quartas-feiras. Além de meditar a Palavra de Deus, de maneira pessoal ou em forma de grupo, a São José podemos dirigir o pedido de intercessão pelo fim da pandemia, que causa tanto transtorno e preocupação à humanidade inteira. Vale a pena, também, mencionar que a Igreja Católica concede indulgências especiais, ao longo deste ano especial. Para tanto, além da confissão sacramental, da comunhão eucarística e da oração segundo as intenções do pontífice, ao fiel é solicitado praticar cinco obras que se espelhem no exemplo deixado por São José. 




Como sentido geral deste ano, parece-me que há um chamamento a todos, para que a humanidade e as próprias famílias não esqueçam de vivenciar a fé e o amor que são os alicerces de um mundo melhor! São José, rogai a Deus por nós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.