Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 28 FEV 2022 - 19H58

Dar a vida é morrer por amor

“Só o amor cria, o ódio destrói”: este foi o fio condutor da existência de São Maximiliano Kolbe


Divulgação
Divulgação
Apóstolo da Imaculada, rogai por nós!


Dom Cláudio Cardeal Hummes

Na verdade, neste epílogo, os últimos 100 dias dos seus 47 anos de vida, São Maximiliano nos apresentou o verdadeiro vulto do sacerdote do Novo Testamento, isto é, ser misericordioso e confiável, carregando sobre si o sofrimento dos outros para libertá-los. Oferecer o sacrifício de si mesmo, da própria pessoa, do próprio corpo.

João Paulo II, na homilia de canonização, aos 10 de outubro de 1982, afirmava: “Maximiliano não morreu, mas ‘deu a vida’... para o irmão”. Havia nesta morte, terrível do ponto de vista humano, toda a definitiva grandeza da ação humana e da opção humana: ele por si se oferece à morte por amor.

E nesta morte humana estava o transparente testemunho dado a Cristo: o testemunho dado em Cristo à dignidade do homem, à santidade de sua vida e à força salvífica da morte, na qual se manifesta a potência do amor.

Justamente por isso, a morte de São Maximiliano Kolbe se torna um sinal de vitória. Foi esta a vitória infligida sobre um sistema de desprezo e de ódio para com o ser humano e para aquilo que existe de divino no humano, vitória semelhante àquela de Nosso Senhor Jesus Cristo no monte Calvário”.

E antes de declarar solenemente Maximiliano Kolbe mártir, apresentando a morte do santo de maneira persuasiva, se perguntava: “Sua morte não torna São Maximiliano particularmente semelhante a Cristo, modelo de todos os mártires, que dá sua vida na cruz para os irmãos? Não constitui (sua morte) um testemunho particularmente autêntico da Igreja no mundo contemporâneo?”.

Até o momento nos detivemos nos últimos 100 dias da vida sacerdotal do nosso santo. Mas, o que aconteceu antes? Sacerdote a partir do dia 28 de abril de 1918, em Roma, na Igreja de Santo André do Vale, apenas cinco meses depois consegue, numa carta à mãe, narrar toda sua emoção.

Em seguida retorna para a Polônia e inicia a grande atividade de apóstolo e missionário da Imaculada. Organiza a Associação Milícia da Imaculada, fundada em Roma no dia 16 de outubro de 1917 para procurar a conversão dos pecadores, hereges, cismáticos e sobretudo dos maçons; e a santificação de todos, sob o patrocínio e a mediação da Bem-aventurada Virgem Maria.

É um projeto ousado, na medida das grandes almas, porque em seu programa não existe apenas uma parte espiritual, mas uma opção global. Escreve em 1924: “Com a ajuda da Imaculada devemos caminhar para isto: que os fiéis Cavaleiros da Imaculada se encontrem em todos os lugares, mas especialmente nos postos mais importantes como:

1) educação da juventude (professores de institutos científicos, mestres, sociedades esportivas); na direção da opinião das massas (revistas, jornais, em sua redação e difusão, bibliotecas públicas ou ambulantes, conferências, projeções cinematográficas, etc.);

2) nas belas artes (escultura, pintura, música, teatro); e, enfim,

3) os nossos mílites da Imaculada se tornem em todo campo os pioneiros e os líderes na ciência (ciências naturais, história, literatura, medicina, direito, ciências exatas, etc.).

Sob nossa influência e com a assistência da MI surjam e cresçam os complexos industriais, comerciais, bancos, etc...

Nós, hoje, com todo suporte tecnológico e os meios que dispomos, não ousaríamos tanto! Mas, como realizar este grande projeto? Aquele frade, que desde os tempos de formação tinha uma saúde frágil, sofria de tuberculose e deverá, muitas vezes, se recolher a sanatórios para ser cuidado, começa sua atividade corajosa, rápida, constante para envolver o espírito franciscano no nome da Imaculada.

Não consegue ficar tranquilo num convento, alternando os tempos da oração com o apostolado conventual, as refeições com o repouso, mas se sente arder de paixão pelo reino de Deus a ser realizado, com a ajuda de Maria: deseja conquistar o mundo inteiro para a Imaculada. Não é exagero, mas um projeto lúcido, levado adiante com o coração, os joelhos, a inteligência e os meios que o progresso lhe estão oferecendo, sobretudo a imprensa e o rádio.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.