Quem não sabe que São Maximiliano é o fundador da Milícia da Imaculada? Quem não conhece a admirável doação de vida, a favor de um pai de família, que ele praticou no Campo de Concentração de Auschwitz? Tudo isso está presente e está registrado com letra de ouro em sua biografia. No entanto, o que me parece surpreendente e bastante atual é sua intuição, e consequente iniciativa, de utilizar os meios de comunicação, disponíveis naquele tempo em que viveu, para divulgar a fé cristã e a devoção a Nossa Senhora. Ele vislumbrava, nesses meios, caminhos certos para um trabalho de evangelização que podia e devia ser feito.
Praticamente estava diante de um "continente" a ser explorado em prol do Reino de Deus. Temos a clara percepção, de fato, de que em nosso tempo os recentes meios de comunicação com sua tecnologia, como internet e celular, envolvem as pessoas sejam elas abastadas bem como sejam humildes. E esses meios possuem o poder de difundir conhecimentos valiosos, mas podem representar um desserviço quando espalham fake news, violência e pornografia. São uma moeda de dupla face: instrumentos transmissores do bem e do mal. Diante disso, São Maximiliano lançou mão da face positiva da comunicação: não mediu esforços para que, na Polônia e no Japão, a Boa-Nova de Deus fosse transmitida por meio da imprensa escrita e chegasse ao maior número possível de homens e mulheres.
Sonhava com filmes e audiovisuais que pudessem auxiliar na evangelização do povo. Penso que, se estivesse vivendo em nosso tempo, utilizaria plataformas na internet e que streamings seriam montados e funcionariam a todo vapor em suas mãos. É portanto esse aspecto que eu admiro em São Maximiliano Kolbe, isto é, o ardor missionário que vivenciou em "conquistar o mundo inteiro para Cristo pela Imaculada" como foi seu ideal, mas, ao mesmo tempo, valorizando o mundo da comunicação como canal para irradiar a luz de Cristo e o amor de Maria. Por causa dessa postura, por ele decididamente assumida, podemos afirmar que São Maximiliano é o padroeiro, o inspirador e o intercessor junto a Deus dos profissionais da comunicação, dos agentes de Pastoral da Comunicação e das pessoas que se dedicam a transmitir uma boa mensagem aos outros.
Fonte: O Milite - 379
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Quem é São Maximiliano Kolbe?
Em breves palavras, conheça onde nasceu e viveu o primeiro mártir da caridade, chamado de um patrono dos nossos difíceis tempos, por São João Paulo II.
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.