Institucional

Milhares de cartas para Francisco

Crianças de todo o Brasil escreveram para o Papa. Frei Sebastião Benito Quaglio embarcou para a Itália levando ao Pontífice o carinho em forma de letras e desenhos

Escrito por Angelica Lima

02 MAI 2024 - 11H55 (Atualizada em 02 MAI 2024 - 12H54)

“Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro”. Esta afirmação foi feita pelo Papa Francisco ao anunciar a Primeira Jornada Mundial das Crianças, a ser realizada nos dia 25 e 26 de maio deste ano, no Vaticano. O evento contará com a presença de milhares de meninos e meninas de todo o mundo. A iniciativa responde à pergunta: que tipo de mundo queremos transmitir às crianças que estão crescendo?

Com o objetivo de levar o carinho das crianças do Brasil ao Santo Padre, a Milícia da Imaculada lançou o convite a todos os pequeninos do país a escreverem cartas ao Pontífice, expressando seus sentimentos por meio de desenhos e palavras, que serão entregues ao Papa.

E as crianças responderam ao chamado. Nesta quarta-feira, primeiro de maio, Frei Sebastião Benito Quaglio embarcou para a Itália levando 2.500 cartas enviadas à Milícia da Imaculada. Uma linda demonstração de conexão e sinceridade, uma vez que os corações das crianças são repletos de pureza.

Em suas cartas e desenhos, as crianças abordaram uma variedade de tópicos, desde questões pessoais e familiares até preocupações globais, como justiça social, paz mundial e preservação do meio ambiente. Esta ação ofereceu uma oportunidade única para as crianças compartilharem suas vozes e serem ouvidas por uma figura de influência global, que tanto luta pela paz e a justiça.

Antes de embarcar, Frei Sebastião gravou um vídeo com uma mensagem às crianças que participaram da ação:

Para Ana Cristina Ribeiro, coordenadora da ação “Cartas para Francisco", dar às crianças a oportunidade de escrever ao Papa é uma forma única para construir pontes e inspirar a próxima geração a se envolver ativamente na construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável.

“Essas cartas podem fornecer ao Papa Francisco, insights valiosos sobre as preocupações e perspectivas das crianças, ajudando-o a entender melhor as necessidades e esperanças da próxima geração. Além disso, poder escrever uma carta ao Papa Francisco pode fortalecer os laços entre a o Santo Padre e os jovens fiéis, promovendo uma sensação de inclusão e importância dentro da comunidade católica. Por outro lado, para as crianças, o simples ato de escrever uma carta para o Papa pode ser uma experiência transformadora, ajudando-as a desenvolver habilidades de comunicação, expressão criativa e empatia”, afirma.

Além de coordenar a ação, Ana Cristina é mãe de duas crianças, que têm suas cartas entre as que foram enviadas ao Papa: “Como mãe, sinto uma imensa gratidão por esta iniciativa ter proporcionado a oportunidade para meus filhos e tantas outras crianças conhecerem e valorizarem a grandiosidade do Santo Padre. É uma bênção ver como essa conexão com o Papa trouxe para as crianças a curiosidade sobre quem é essa autoridade da Igreja, afirma.

Cada cartinha que chegava era motivo de festa entre os membros da equipe da Milícia da Imaculada. Crianças de todas as idades, de várias partes do país. Cartas individuais ou enviadas por paróquias e até escolas. A resposta das crianças foi linda.! “ver o entusiasmo, a generosidade e a pureza das crianças ao se expressarem enche meu coração de alegria e de uma gratidão imensurável. A todos que contribuíram e fizeram parte desta linda ação, meu sincero e profundo agradecimento. Que esta conexão especial entre as crianças e o Papa continue a florescer, inspirando amor, união e fé em nossos corações”, conclui Ana Cristina

A cartinha do pequeno Murillo, de 5 anos, foi uma das primeiras a chegar na Milícia da Imaculada. A Mãe, Vivian de Araújo Baldo, expressa a alegria de ver o filho escrever para o Pontífice: “fiquei muito feliz, como mãe atípica, de ver o entusiasmo do meu filho, na capacidade dele de entender em minha pequena explicação, o tamanho da importância da oração, e essa oração vinda do Papa. Por isso, na cartinha dele ele pediu para eu ajudá-lo a desenhar sua mãozinha, e para eu ditar para ele escrever para o Papa abençoar todas as crianças”, afirma com orgulho.

Já na Itália, as cartinhas das crianças do Brasil serão entregues ao Papa Francisco. O coordenador da Primeira Jornada Mundial das Crianças, Frei Enzo Fortunato OFM Conv., que tem a importante missão de entregá-las ao Santo Padre garante que não ficarão sem resposta. O frade fala sobre a organização e as espectativas do evento: “A Jornada Mundial das Crianças é uma “intuição profética” do Papa Francisco que dará “muitos frutos na vida da Igreja. Estamos trabalhando a todo vapor. Já estamos em 85 nações que estarão representadas, afirma o frade.

As crianças que enviaram suas correspondências estarão concorrendo a uma linda imagem de Nossa Senhora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.