Suspensa até dezembro de 2022, a prova de vida para aposentados e pensionistas vai voltar no ano que vem, mas a responsabilidade de comprovação passará a ser do próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS.).
A partir de 2023, o INSS vai fazer a prova de vida a partir do cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício está ativo. Esse cruzamento vai considerar como prova de vida atos como: registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde, comprovantes de votação nas eleições, e a emissão de passaportes e outros documentos.
Caso o INSS não consiga fazer essa comprovação, o beneficiário vai ser notificado sobre a necessidade de realizar a prova de vida.
Atualmente, esse procedimento pode ser feito sem necessidade de comparecimento presencial: o beneficiário pode fazer a prova de vida por biometria facial, com o uso da câmera do aparelho celular e o aplicativo Meu INSS.
Fonte: Agência Brasil
Papa Leão abençoa mílites do mundo todo
Frei Gilson Miguel Nunes pôde presentear o Papa Leão com as Fontes Kolbianas e os Estatutos Gerais da MI
Papa a franciscanos e trinitários: ouvir o Espírito para orientar o serviço diário
Leão XIV acolheu cerca de 200 participantes dos Capítulos Gerais dos Frades Menores Conventuais e da Ordem da Santíssima Trindade e dos Escravos.
16 de Junho: Beato Donizetti. seu sonho se tornou realidade em Tambaú
O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, em São Paulo, é o segundo mais visitado do Estado Paulista, com milagres atribuídos ao Beato Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano falecido há 60 anos. Saiba mais!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.