Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Transplantes de órgãos diminuem no Brasil durante pandemia

Redução em relação ao ano passado foi de 37%, segundo governo

Divulgação
Divulgação
Pandemia também impactou negativamente na doação de órgãos


Durante o período de pandemia o número de transplantes no país diminuiu no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a julho deste ano, foram feitos 9.952 transplantes no país. No mesmo período do ano passado, 15.827 pessoas receberam órgãos doados. De um ano para o outro, a redução foi de 37%.

Para tentar reverter ou amenizar essa queda, tem início nesta sexta-feira (25), uma campanha publicitária para incentivar a doação de órgãos e sensibilizar familiares a respeitar essa vontade após a morte do ente querido. A data foi escolhida porque este domingo (27), marca o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou a importância dos transplantes. Além da pandemia do coronavírus, os efeitos dela também impactaram negativamente na doação de órgãos. A redução dos voos comerciais prejudicou a logística para transporte de órgãos e de equipes médicas. A consequência foi que os transplantes de coração e de medula óssea diminuíram 25% este ano. Já os de córnea reduziu 51%.

Quando foi possível fazer a doação, as famílias cooperaram mais este ano do que em 2019. No ano passado, 40% das famílias não autorizaram a retiradas de órgãos e tecidos para transplante.

Neste ano, a taxa de recusa familiar caiu para 37%. Essa redução é importante porque, independente da vontade da pessoa que morrer, é a família quem decide se autoriza ou não a doação.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, acessível a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde, que financia 95% dos transplantes no país.

Para sensibilizar as famílias e ampliar as doações, a campanha lançada nesta sexta-feira terá o slogan “Doe órgãos. A vida precisa continuar” e ficará no ar até o dia 23 de outubro.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.