Por Núria Coelho Em Brasil

Vacinação contra gripe será prorrogada na capital paulista

Campanha seria encerrada nesta terça (30). Cobertura vacinal entre as crianças, gestantes e puérperas está abaixo do esperado

Divulgação
Divulgação
Meta é vacinar 90% do grupo prioritário


A Prefeitura de São Paulo prorrogou Campanha de Vacinação contra a gripe no município até o dia 24 de julho para toda a população. Pelo cronograma inicial, campanha seria encerrada nesta terça-feira (30) e a imunização estava destinada somente aos grupos prioritários.

Segundo a Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a vacinação permanece nas 468 unidades básicas de saúde (UBS) da capital a todos os grupos prioritários.

A Campanha teve início no dia 23 de março e imunizou, na primeira fase, idosos e profissionais da saúde. Esses grupos já atingiram 100% de cobertura vacinal, assim como a população indígena.

A cobertura vacinal para os outros grupos está em 57% entre as crianças, em 47% entre as gestantes, 46% entre as puérperas e em adultos está em 41%.

Ainda de acordo com a gestão municipal, até o dia 25 de junho, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses da vacina e a cobertura para os grupos prioritários está em 85,6%. A meta é vacinar 90% dessa população.

Coronavírus

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

A orientação aos profissionais que trabalham na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Além disso, é importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar.

Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar.

As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

Fonte: G1/Globo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.