Há imagens de morte e destruição que chegam até nossas casas há dias, imagens que ferem e abatem. Depois, há imagens de carros carregados de ajuda, pacientemente em fila no pátio da Basílica de Santa Sofia, em Roma, no bairro Boccea. Esperam para descarregar o material recolhido: roupas, conservas, brinquedos para as crianças, expressão de uma proximidade que nasceu espontaneamente após o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
A Basílica é o ponto de encontro da comunidade ucraniana, onde tantos ucranianos que se encontram, na Itália, partilham sua solidão e suas necessidades práticas e onde encontram uma Igreja de portas abertas, como o Papa Francisco gosta de repetir.
O esmoleiro do Papa, cardeal Konrad Krajewski, levou a ajuda e a proximidade do Papa, acolhendo um apelo lançado nos dias passados pela comunidade ucraniana na Itália que pedia suprimentos médicos. A doação de Francisco inclui seringas, curativo adesivo, desinfetantes e muito mais. Esta é a primeira operação que será seguida pela entrega de medicamentos.
Um bom sinal que chegará dentro de alguns dias a Lviv, cidade mais próxima da fronteira com a Polônia. "O Vaticano está pronto para ajudar os necessitados", disse o cardeal Krajewski, não olha a nacionalidade, mas a pessoa necessitada.
Muitos caminhoneiros ucranianos disponibilizaram seus caminhões para levar ajuda aos compatriotas que sofrem. Mas o apoio da Esmolaria Apostólica não termina aí: aos núncios que vivem nas áreas mais difíceis chegam fundos para ajudar as pessoas dificuldade. A última ajuda foi para o núncio na Romênia, que está ajudando os refugiados ucranianos acolhidos em várias estruturas da rede eclesial. Um acompanhamento, reiterado nesta quarta-feira (02) pelo Papa na Audiência Geral, necessário para construir a paz no coração, mas não só.
Fonte: Vatican News
Rezemos pela saúde do Papa
Mensagens, orações e celebrações têm se sucedido após o anúncio feito pelo Papa Leão XIV, durante o Angelus deste domingo (11/10), de uma próxima cirurgia para remover um nódulo “localizado no pulmão”.
Missa no Santuário Nacional encerra primeiro Capítulo da Província Nossa Senhora Aparecida
Celebração marca a unificação da Custódia Imaculada Conceição e da Província São Francisco de Assis e inaugura uma nova etapa da missão franciscana no Brasil
Santuário Senhor do Bonfim é dedicado a Deus no Dia do Perdão de Assis
No dia 2 de agosto, o Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, celebrou a dedicação de sua igreja e de seu altar em uma celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.