Por Angelica Lima Em Igreja Atualizada em 12 ABR 2021 - 17H07

Bispos do Brasil iniciam 58ª Assembleia Geral da CNBB

Encontro do episcopado Brasileiro acontece de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19

Divulgação
O presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro

A 58º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início nesta segunda-feira (12). Em função da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história do evento, uma assembleia será realizada em formato totalmente remoto.

O encontro do episcopado brasileiro ocorre até a próxima sexta-feira (16), em modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom e contará com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Uma celebração eucarística às 7h na Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília, marcou a abertura do encontro do episcopado brasileiro. A missa, presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, teve participação restrita, em observância às orientações médico-sanitárias, e contou com a participação de convidados e assessores da entidade. As missas serão transmitidas diariamente pelos canais católicos de TV do Brasil e pelas redes sociais da CNBB.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos (aposentados) e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos.

Tema Central

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Os bispos vão aprofundar também outros 30 assuntos previstos estatutariamente sobre a vida da Igreja e a evangelização no Brasil, entre os quais a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.

O episcopado brasileiro também aprovará mensagens a serem enviados ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero da Sé Apostólica e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e do ecônomo. Esse também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes. O arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro, no dia 15 de abril.

Hoje, às 13h, ocorre a primeira coletiva de imprensa com a participação do arcebispo de Curitiba, no Paraná e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Ele é membro da Comissão do Tema Central. Também participam o bispo de Guaranhus em Pernambuco, biblista e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza e o bispo de Livramento de Nossa Senhora na Bahia, liturgista e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Armando Bucciol.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte em Minas Gerais e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, será o anfitrião das coletivas de imprensa.

A 58º Assembleia Geral da CNBB estava prevista para acontecer em abril do ano passado, porém, por causa da Pandemia ela não foi realizada e este ano acontece de forma totalmente virtual.

Mesmo na modalidade remota, a Rede Imaculada de Comunicação faz a cobertura do encontro do episcopado brasileiro. Você pode acompanhar as informações aqui no Imaculada Notícias, também, no programa Igreja em Pauta que vai ao ar às 2h, 7h30 e 23h e ainda no nosso site.

Com informações da CNBB

Por Angelica Lima, em Igreja