No final da Assembleia Extraordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada de 11 a 14 de julho em Bogotá, na Colômbia, os participantes enviaram uma Mensagem ao Povo de Deus, reafirmando seu "compromisso de serviço a toda a Igreja Latino-Americana e do Caribe".
Como vivemos em "novos tempos que exigem novas respostas", como afirma o Papa Francisco, "este é o tempo favorável para fortalecer nosso encontro pessoal com Jesus Cristo na realidade do continente e no coração da Igreja".
"Precisamos de uma espiritualidade com os olhos abertos", enfatiza a mensagem, convidando a uma contemplação de Deus que não seja asséptica ou distante, mas de "uma sensibilidade aberta à dor e às alegrias de nossos povos".
"Queremos ser uma Igreja que proclame o Evangelho da Vida com audácia e criatividade, especialmente nos ambientes mais difíceis e esquecidos do continente", afirmam os participantes da Assembleia do Celam. "É tempo de crescer na vida fraterna e pôr fim ao clericalismo e a todo tipo de abuso."
Em seguida, eles enfatizam seu desejo de ouvir também vozes incômodas e de criar espaços e estruturas que incentivem a participação, particularmente das mulheres e dos jovens.
"Queremos incentivar a consulta e o discernimento comunitário, abrindo-nos cada vez mais à participação dos leigos e à sua relevância na tomada de decisões", lê-se na mensagem.
Que o sangue de Santo Oscar Romero e dos mártires latino-americanos, alimente a coragem e o compromisso pela justiça na construção de um continente fraterno, espera a mensagem, que reafirma a opção preferencial pelos pobres, por denunciar tudo o que fere sua dignidade e por ser "uma Igreja pobre para os pobres", repensando nosso estilo de vida, nossa língua e nossas estruturas eclesiais.
O último ponto da mensagem é dedicado à cultura do encontro. "Uma Igreja capaz de dialogar com todos, sem perder nossa identidade cristã e católica, lançando pontes para construir uma autêntica 'fraternidade' entre os seres humanos. Encorajamos uma cultura do encontro para que, em tempos de guerra, nossa região possa ser um espaço de paz."
A Assembleia Extraordinária do Celam foi aberta com a bênção e inauguração das novas instalações na sede do Celam em Bogotá.
A agenda dos trabalhos incluiu alguns temas eclesiais de particular relevância sobre os quais os participantes refletiram e discutiram: a Assembleia Eclesial, realizada em novembro de 2021, as reuniões subsequentes das regiões realizadas no primeiro trimestre de 2022, e as perspectivas futuras; o caminho pastoral da Igreja no continente em vista do Jubileu Guadalupano e do Jubileu da Redenção; o caminho sinodal; a Constituição apostólica Praedicate Evangelium sobre o serviço da Cúria Romana.
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.