Uma coletiva de imprensa com a presidência da CNBB realizada na manhã desta sexta-feira, 24 de abril concluiu os trabalhos da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O maior encontro do episcopado brasileiro teve início no dia 15 de abril no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo e teve como tema central a atualização do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O documento foi aprovado por unanimidade e irá orientar as ações da Igreja nos próximos seis anos.
Durante a Assembleia Geral, os bispos aprovaram 4 mensagens: ao Papa Leão XIV, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, Dom Filippo Lannone, ao povo católico e ao povo brasileiro.
Jornalistas durante a coletiva de imprensa.
Os bispos aprovaram também a criação do Fundo Patrimonial que tem o objetivo de preservar o patrimônio cultural da Igreja Católica. A iniciativa visa captar recursos para restaurar e manter bens sacros.
Outra aprovação importante ocorrida nesta assembleia geral é a nova data para a celebração litúrgica de São Carlo Acutis no Brasil. A comemoração passou do dia 12 para 13 de outubro, para evitar qualquer coincidência com a celebração da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida.
Já a atualização do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude, um dos temas prioritários da Assembleia não foi aprovada. Os bispos decidiram por continuar o processo de elaboração do texto que será votado novamente na Assembleia geral de 2027.
Ao longo dos últimos 10 dias, o episcopado brasileiro reunido em Aparecida discutiu temas importantes e também sensíveis para a vida da Igreja e da sociedade, um deles a proteção e tutela de menores e pessoas vulneráveis. Após uma ampla discussão sobre o tema houve a assinatura do protocolo de intenções entre a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores da Santa Sé sobre a política de proteção e cuidado nos espaços eclesiais, a CNBB e a Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB.
Momento da assinatura do protocolo de intenções entre a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores da Santa Sé, a CNBB e a CRB.
A Assembleia Geral da CNBB também é marcada por encontros e fraternidade. Durante o evento houve a tradicional celebração ecumênica marcada pela presença de representantes de diferentes tradições cristãs. A iniciativa foi promovida pela Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, presidida por dom Rodolfo Weber.
No ano do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, uma Sessão Solene com a participação do Núncio Apostólico no Brasil Dom Giambattista Diquattro, o representante diplomático da Santa Sé no país também marcou o encontro dos bispos do Brasil.
Muitos foram os temas discutidos pelo episcopado brasileiro no decorrer dos últimos dez dias. Os bispos ainda analisaram relatórios de comissões episcopais, projetos de evangelização e propostas pastorais para os próximos anos, buscando responder com maior eficácia às necessidades do povo de Deus em cada realidade local.
Além das sessões deliberativas, a programação contou com celebrações diárias, momentos de espiritualidade, partilha fraterna e encontros entre os diversos regionais da CNBB, reforçando a unidade episcopal e a corresponsabilidade na missão evangelizadora.
Assista à reportagem:
Rádio Imaculada 1490 AM celebra 31 anos de evangelização e estreia nova programação
Emissora comemora o aniversário neste 11 de maio com uma grade renovada, novos horários para os comunicadores e ainda mais conteúdo de fé, informação e espiritualidade
Dom Beto Breis celebra 40 anos de vida religiosa e 10 anos de episcopado em missa marcada pela fé e emoção em Maceió
Celebração reuniu religiosos, autoridades, familiares, amigos e centenas de fiéis da Arquidiocese de Maceió e de outras regiões do Nordeste e contou com a presença do Frei Sebastião.
Após emendas, texto das DGAE será apresentado hoje na 62ª Assembleia Geral da CNBB
Atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é o tema central do encontro do episcopado Brasileiro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.