Por MI Em Igreja Atualizada em 13 FEV 2019 - 15H02

Presidente da CNBB vai a Brumadinho (MG) e visita familiares das vítimas

Dom Sérgio da Rocha se encontrou com as famílias na Igreja Matriz de São Sebastião

CNBB
CNBB
Dom Sérgio da Rocha se encontrou com as famílias na Igreja Matriz de São Sebastião


O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Sergio da Rocha, afirmou que “as lições da tragédia de Mariana não foram devidamente aprendidas”.

A declaração do cardeal foi feita durante encontro com as famílias afetadas pelo desastre em Brumadinho (MG), nessa terça-feira, dia 12.

Eles se reuniram na Igreja Matriz de São Sebastião, às 13h30, com Bispo Auxiliar Dom Vicente Ferreira. O Cardeal Sergio da Rocha recebeu um colete com os dizeres: “Juntos por Brumadinho”, usado por voluntários da arquidiocese de Belo Horizonte pela comunidade local.

“Eu estou aqui para favorecer a participação da CNBB em ações de solidariedade, superação e prevenção de tragédias semelhantes à esta”, disse.

O cardeal Sergio falou que vai reforçar os trabalhos do Grupo de Mineração que já existe na CNBB, a fim de dialogar e fazer sugestões ao Congresso Nacional com propostas para melhorar a legislação brasileira e prevenir novas tragédias, proteger e preservar a natureza e cuidar das pessoas.

“Queremos estar juntos trabalhando por Brumadinho e pelo Brasil e para que outras tragédias possam ser evitadas”, observou.

Vigário para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba e pároco da paróquia São Sebastião de Brumadinho, Padre Renê Lopes agradeceu a Dom Sergio da Rocha pela visita e esclareceu que a Igreja se faz presente em cada lar das vítimas do desastre.

“Vivenciamos, assim, o que nos pede o papa Francisco: sermos Igreja em saída”, acrescentou.

Dom Sergio alertou para o risco de as autoridades, irem esquecendo esta realidade.

“Agora temos esta situação que nos desafia não apenas para ações imediatas de solidariedade, muito necessárias, mas precisamos também de ações efetivas de prevenção para que não ocorra mais a destruição da casa comum e sobretudo da família que habita esta casa comum”, avaliou.

O presidente da CNBB manifestou a oração, mas também a proximidade fraterna e a solidariedade e apoio dos bispos do Brasil.

“A Igreja no Brasil está disposta a trabalhar junto não apenas para consolar aqueles que agora estão sofrendo, com as famílias enlutadas, mas também para criar melhores condições para nosso povo”, reforçou.

Solidariedade do papa – Ele recordou que estava junto ao Papa Francisco, no Panamá, na Jornada Mundial da Juventude, quando o Pontífice recebeu a notícia do rompimento da barragem.

“Trago aqui o afeto, a oração e a solidariedade do papa Francisco”, afirmou.

Com viagem marcada para o Vaticano na próxima semana, o cardeal garantiu que levará o colete ao papa como símbolo da luta das famílias de Brumadinho. O cardeal ainda agradeceu o testemunho de inúmeras pessoas da Igreja em Brumadinho e da arquidiocese de Belo Horizonte, sob a condução do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Defensoria Pública da União, está atendendo as vítimas da tragédia em Brumadinho, em local próximo à rodoviária da Cidade. Desde o dia 25 de janeiro, quando houve o rompimento da barragem com rejeitos de minério, a Arquidiocese de Belo Horizonte vem realizando amplo trabalho de amparo às famílias de Brumadinho.

O bispo auxiliar dom Vicente Ferreira mudou-se para a Cidade e, com o pároco da paróquia São Sebastião, Igreja Matriz da Cidade, padre Renê Lopes, tem visitado velórios, se reunido com famílias, dia e noite. Uma ampla campanha solidária com o mote "Juntos por Brumadinho" foi realizada e tem levado apoio material e emergencial aos que perderam tudo com a tragédia.

A pedido do arcebispo dom Walmor, que também tem visitado famílias e se reunido com as vítimas, em Brumadinho, padres, diáconos e seminaristas de diferentes cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, têm ajudado nos trabalhos de amparo às vítimas.

Com informações da CNBB e da Assessoria de Comunicação da arquidiocese de Belo Horizonte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.