Igreja

Sínodo da Amazônia

Dom Erwin Kräutler, Bispo Prelado Emérito do Xingu fala sobre a reunião dos bispos no Vaticano

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

30 ABR 2019 - 12H59 (Atualizada em 25 AGO 2021 - 09H33)

 Sínodo da Amazônia

Entrevista com Dom Erwin Kräutler, Bispo Prelado Emérito do Xingu

O que é um Sínodo?

O Sínodo é uma assembléia de Bispos convocados para, juntos com o Papa, em Roma, dialogar sobre temas específicos e de especial importância da Igreja. O sínodo pode ser continental, de certos países, e, como desta vez, o sínodo para a Amazônia é um encontro nitidamente especial porque abrange um território que conta com nove países. 

É comum o Papa convocar um Sínodo?

Desde o Concílio vaticano II é recorrente que os Papa convoquem sínodos. No ano passado tivemos o sínodo da juventude, antes o sínodo sobre a família que se realizou em duas partes.

Qual motivação levou o Papa Francisco convocar um Sínodo especial pra Amazônia?

O Papa Francisco é latino americano e certamente sabe da problemática da Amazônia. A Amazônia é hoje ameaçada como flora e fauna e também seus povos, mormente os indígenas. O Papa com carinho especial atendeu ao pedido de várias conferências episcopais para convocar um sínodo especial só para a Amazônia.

O senhor é membro da equipe que está elaborando este Sínodo, como estão sendo estes encontros preparatórios?

O Sínodo conta de vários momentos e etapas preparatórias. A primeira é a elaboração de um questionário . O Papa segue o tripé ver-julgar-agir e transformou o ver em escutar e o julgar como discernimento. Isto indica que não será somente uma análise de conjuntura que será apresentada no Sínodo, mas a voz dos povos da Amazônia. O Papa quer que ouçamos o que o povo diz. Estamos realizando este trabalho em todos os quadrantes da Amazônia. Estas respostas para o questionário serão sintetizadas na própria diocese e depois transferidas para o regional, e para a Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) que elabora a temática e os preparativos do Sínodo. Estamos neste momento concluindo este passo e, depois, baseado no que dizem os representantes dos diversos povos, se elabora o instrumento de trabalho que será o texto que nos acompanhará e trará as propostas para as atividades do Sínodo que acontecerá em outubro.

Qual sua expectativa para este Sínodo especial pra Amazônia?

Quando o Papa convocou o Sínodo disse que queria descobrir os novos caminhos para a evangelização com enfoque especial nos indígenas e no cuidado com a casa comum. Oficialmente, a temática e o objetivo são identificar os novos caminhos para a evangelização e para a ecologia integral. Daí a gente deduz as expectativas que nós temos. Claro que haverá discussão em todos os sentidos. Será debatido a situação da Amazônia em termos ecológicos, as ameaças que os povos indígenas estão sofrendo e também a situação do povo nas comunidades. Na Amazônia existem milhares de comunidades e em 90% delas não há a Missa regularmente. Em 70% tem a Missa somente três ou quatro vezes ao ano. Este é um grande desafio! Como podemos negar a Eucaristia a este povo todo? Esse povo sem a Eucaristia e o acompanhamento direto, muito facilmente vai para alguma denominação cristã ou comunidade evangélica. Esta parte para nós é muito importante porque o que realmente importa é o centro de nossa fé, a Eucaristia. Muitas vezes a Eucaristia fica sendo como a coisa do padre e não da comunidade.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pelas almas de Ary Porres,Dalila Sacc...

    Tania Porres

  • Rogo pela saúde de meu esposo, Jaime ...

    Ana

  • Peço que o espírito santo e a virgem ...

    Sonia

  • Amado São José, intercedei pelo meu f...

    Isabel Cristina da Silva

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.