Sínodo da Amazônia
Por Paulo Teixeira Em Voz da Igreja Atualizada em 03 MAI 2019 - 10H38

Sínodo da Amazônia

Sínodo da Amazônia

 Sínodo da Amazônia

Entrevista com Dom Erwin Kräutler, Bispo Prelado Emérito do Xingu




O que é um Sínodo?

O Sínodo é uma assembléia de Bispos convocados para, juntos com o Papa, em Roma, dialogar sobre temas específicos e de especial importância da Igreja. O sínodo pode ser continental, de certos países, e, como desta vez, o sínodo para a Amazônia é um encontro nitidamente especial porque abrange um território que conta com nove países. 

É comum o Papa convocar um Sínodo?

Desde o Concílio vaticano II é recorrente que os Papa convoquem sínodos. No ano passado tivemos o sínodo da juventude, antes o sínodo sobre a família que se realizou em duas partes.

Qual motivação levou o Papa Francisco convocar um Sínodo especial pra Amazônia?

O Papa Francisco é latino americano e certamente sabe da problemática da Amazônia. A Amazônia é hoje ameaçada como flora e fauna e também seus povos, mormente os indígenas. O Papa com carinho especial atendeu ao pedido de várias conferências episcopais para convocar um sínodo especial só para a Amazônia.

O senhor é membro da equipe que está elaborando este Sínodo, como estão sendo estes encontros preparatórios?

O Sínodo conta de vários momentos e etapas preparatórias. A primeira é a elaboração de um questionário . O Papa segue o tripé ver-julgar-agir e transformou o ver em escutar e o julgar como discernimento. Isto indica que não será somente uma análise de conjuntura que será apresentada no Sínodo, mas a voz dos povos da Amazônia. O Papa quer que ouçamos o que o povo diz. Estamos realizando este trabalho em todos os quadrantes da Amazônia. Estas respostas para o questionário serão sintetizadas na própria diocese e depois transferidas para o regional, e para a Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) que elabora a temática e os preparativos do Sínodo. Estamos neste momento concluindo este passo e, depois, baseado no que dizem os representantes dos diversos povos, se elabora o instrumento de trabalho que será o texto que nos acompanhará e trará as propostas para as atividades do Sínodo que acontecerá em outubro.

Qual sua expectativa para este Sínodo especial pra Amazônia?

Quando o Papa convocou o Sínodo disse que queria descobrir os novos caminhos para a evangelização com enfoque especial nos indígenas e no cuidado com a casa comum. Oficialmente, a temática e o objetivo são identificar os novos caminhos para a evangelização e para a ecologia integral. Daí a gente deduz as expectativas que nós temos. Claro que haverá discussão em todos os sentidos. Será debatido a situação da Amazônia em termos ecológicos, as ameaças que os povos indígenas estão sofrendo e também a situação do povo nas comunidades. Na Amazônia existem milhares de comunidades e em 90% delas não há a Missa regularmente. Em 70% tem a Missa somente três ou quatro vezes ao ano. Este é um grande desafio! Como podemos negar a Eucaristia a este povo todo? Esse povo sem a Eucaristia e o acompanhamento direto, muito facilmente vai para alguma denominação cristã ou comunidade evangélica. Esta parte para nós é muito importante porque o que realmente importa é o centro de nossa fé, a Eucaristia. Muitas vezes a Eucaristia fica sendo como a coisa do padre e não da comunidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela minha familia proteção por nossa...

    Marli

  • Que os meus inimigos não mais me afet...

    Ruth

  • Pelos anjos da guarda, pela prosperid...

    Magali Aparecida Rodrigues

  • PEÇO PELO ANJO DA GUARDA MEU FILHO GU...

    ANAHI NEY

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Voz da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.