2 de Fevereiro
Apresentação do Senhor
Evangelho de Lucas 2,22-40
Jesus, Luz das nações!
Quarenta dias após o nasci¬mento, Jesus é consagrado ao Senhor, conforme a Lei de Moisés. “Todo primogênito masculino devia ser levado ao Templo e oferecido ao Senhor”. Os pais podiam resgatar o filho, oferecendo um par de pombinhos. Era a oferta dos pobres! Jesus era de uma família pobre. Concluímos as comemorações natalinas. A vela acesa representa o Menino Jesus que ilumina a todos de boa-vontade e simboliza o nosso compromisso com o Evangelho de Jesus.
9 de Fevereiro
5º Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Mateus 5,13-16
Sal da terra e Luz do mundo!
Estamos no Sermão da Montanha, e Jesus compara os Seus discípulos com o sal e com a luz. O sal dá sabor e preserva os alimentos; a luz ilumina a vida. Os discípulos ganham a responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo, sem pretensão de grandeza ou elogios. Na Bíblia, o sal é sinal de fidelidade, compromisso e perseverança. O cristão deve ser fiel ao projeto de Jesus e brilhar na sociedade com as suas boas obras, para que as pessoas louvem a Deus.
16 de fevereiro
6º Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Mateus 5,17-37
A Palavra de Deus é o caminho!
Continuamos no Sermão da Montanha. Jesus explica que não veio abolir a lei, mas mostrar o seu valor. Ele defende a Escritura como o caminho da vida, da justiça e cumprimento da vontade de Deus. Nos quatro exemplos do Evangelho de hoje, Jesus mostra o jeito correto de interpretar o “espírito da Lei”. A proposta d'Ele é que haja transparência e honestidade, porque juramentos não garantem relações baseadas na verdade e na confiança. A pessoa sincera não precisa de juramentos.
23 de fevereiro
7º Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Mateus 5,38-48
Perdoar e amar
Jesus continua reinterpretando a Lei. A lei do “olho por olho” propunha a vingança e a reta¬liação. Respondendo à violência com violência, nunca resolvemos o problema. Para conter a violência em que vivemos, há a tentação de adotar novamente a lei do “olho por olho”. Jesus supera esta lei com a proposta da não violência e do perdão, para sermos perfeitos como o Pai Celeste. O limite é a perfeição do Pai do Céu, sabendo que esta é a meta de um processo contínuo que dura por toda a vida.
Quer receber em sua casa essa catequese e outros conteúdos preparados especialmente para as crianças?
Sim! Quero receber a revista O Pequeno Mílite
Nossa Senhora do Rosário
A devoção ao Rosário foi difundida na Guatemala pelos missionários dominicanos que ali fundaram a primeira Confraria do Rosário.
Fruto da bondade
Conheça mais um fruto do Espírito Santo
Fruto da modéstia
Vamos conhecer mais um fruto do Espírito Santo na seção catequese deste mês. Desta vez, falamos sobre o fruto da modéstia que agrada muito a Deus. Vem com a gente para saber mais!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.