Fica a Dica

5 livros para relembrar o talento de Ziraldo.

Procure a biblioteca, casa de leitura ou ludoteca da sua cidade!

Escrito por Cibele Battistini

12 ABR 2024 - 06H28 (Atualizada em 12 ABR 2024 - 06H56)

O cartunista, desenhista, escritor e jornalista Ziraldo marcou o imaginário de milhões de brasileiros com seus livros, quadrinhos, filmes e personagens. O artista, que foi o criador da Família Folhas de Curitiba, morreu aos 91 anos, no sábado (6/4), e deixou um legado que contribui com a cultura e a história do país.

Com uma trajetória marcante, Ziraldo nasceu em 1932 e iniciou a carreira colaborando com diversos veículos de imprensa nacionais. Seus livros infantis foram um marco para a criação de grandes personagens, como O Menino Maluquinho e A Turma do Pererê, que, com o seu tom humorístico, conquistou crianças e adultos ao longo de décadas.

Em Curitiba, os traços de Ziraldo estão registrados em um símbolo de sustentabilidade na cidade, a Família Folhas, criada por ele em 1993. Os personagens estamparam latas de lixo, caminhões, ônibus e marcam presença, até hoje, em diversas atividades, que ensinam a todos os curitibanos a importância de separar o lixo e cuidar do meio ambiente.

O trabalho e a memória de Ziraldo também ficarão guardados nas ruas de Curitiba, dentro das Casas da Leitura, onde suas obras serão preservadas e lembradas.

Para celebrar a vida e as obras deste artista nacional, selecionamos cinco livros de Ziraldo. Convidamos todos os nossos pequenos mìlites a irem a uma Biblioteca, Ludoteca ou Casa de Leitura e procurar uma das leituras deste grande escritor brasileiro.

1 - Flicts

Flicts é o primeiro livro infantil escrito e ilustrado por Ziraldo. Conta a história da cor solitária e incompreendida chamada Flicts, que busca encontrar seu lugar no mundo. Viajando por diversas paisagens e encontrando várias criaturas.

2 - Vinte Anos de Prontidão - 1964-1984

Vinte Anos de Prontidão traz uma coleção de cartuns, charges e quadrinhos de Ziraldo nos anos da ditadura militar. Essas obras trazem uma reflexão satírica e crítica sobre os eventos políticos e sociais da época, muitas vezes apresentado de forma humorística e irônica.

5 - A Turma do Pererê

A Turma do Pererê, composta por dez livros, traz à tona os costumes e a cultura nacional em histórias ambientadas na encantadora Mata do Fundão. Considerada um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, as histórias levam os leitores a uma viagem pelo mundo das lendas do folclore brasileiro.

4 - As Anedotas do Pasquim

Tirinhas e charges publicadas no jornal humorístico O Pasquim, que foi um marco na história da imprensa brasileira, especialmente durante os anos da ditadura militar, quando se destacou pelo humor ácido e a postura crítica em relação ao regime autoritário.

5 - O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho vive uma série de aventuras emocionantes ao lado de seus amigos da vizinhança, mostrando suas travessuras e sua capacidade única de ver o mundo. A obra se tornou um clássico da literatura brasileira, conquistando o coração de gerações de leitores, e foi adaptada para filmes e séries.

Veja onde encontrar na tua cidade.

Bibliotecas São Bernardo do Campo

Bibliotecas Santo André

Bibliotecas Mauá

Bibliotecas Diadema

Bibliotecas São Caetano

Bibliotecas Santos

Bibliotecas Campo Grande

Bibliotecas São Luiz Maranhão

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.