Meu Planetinha

Curiosidades do Equador

Você sabia que, no Equador, há cerca de 80 vulcões, e que, entre eles, está o mais alto do mundo?

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

20 JUN 2020 - 00H00 (Atualizada em 12 JAN 2021 - 17H50)




O país que vamos conhecer hoje é o Equador. O nome Equador é latino e significa "igualador", pois remete à linha imaginária que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul, igualando em tamanho cada metade do globo terrestre.

É um país que se encontra no meio do mundo e por essa razão o sol nasce às 6h da manhã e se põe às 18h da tarde durante todo o ano.

São Francisco de Quito é a capital do país e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1978, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina, mas não é a maior cidade do Equador. A maior cidade é Guaiaquil, com 2,3 milhões de habitantes. O país tem no total 15 milhões de pessoas.

Imensidão de ilhas

Uma das paisagens mais lindas está no arquipélago de Galápagos, constituído por 13 ilhas principais, localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa. O arquipélago foi inspiração para o biólogo britânico Charles Darwin escrever o livro A origem das espécies.

Tartarugas gigantes

As ilhas são consideradas os principais laboratórios vivos de biologia do mundo e são famosas pelas tartarugas gigantes, que chegam a medir quase 2 metros e chegam a pesar 400 quilos. Estes animais podem viver até 170 anos.

Vulcões e mais vulcões

O Equador é um país vulcânico. Cerca de 80 vulcões ocupam um território equivalente a 3% do Brasil. Onze deles são ativos. Para os apaixonados por vulcões, há um roteiro turístico chamado Avenida dos Vulcões, que passa por 27 deles. O trajeto pode ser feito de carro ou de trem. O vulcão mais alto do mundo está lá e encontra-se em atividade. Ele se chama Cotopaxi, com 5.896 metros de altura.

Chapéu Panamá

O chapéu Panamá, feito de palha clara e trama fechada, é produzido no Equador. Seu nome surgiu quando operários trabalhavam na construção do Canal do Panamá usando esse tipo de chapéu, chamado localmente de El Fino. Outra versão diz que o apelido surgiu quando o presidente norte-americano Theodore Roosevelt visitou as obras do Canal com um chapéu desses.

Fritada

A fritada é um dos pratos mais conhecidos do Equador. Seu ingrediente principal é a carne de porco. Ela é frita na própria gordura e temperada com diversos condimentos, o que dá a esse prato um sabor especial.

A carne pode ser pesada e gordurosa para alguns paladares. Definitivamente, não é algo para se comer todo dia, mas é muito suculento.

Baixe a revista O Pequeno Mílite de junho e encontre outros textos para ler com as crianças!

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.