O país que vamos conhecer hoje é o Equador. O nome Equador é latino e significa "igualador", pois remete à linha imaginária que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul, igualando em tamanho cada metade do globo terrestre.
É um país que se encontra no meio do mundo e por essa razão o sol nasce às 6h da manhã e se põe às 18h da tarde durante todo o ano.
São Francisco de Quito é a capital do país e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1978, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina, mas não é a maior cidade do Equador. A maior cidade é Guaiaquil, com 2,3 milhões de habitantes. O país tem no total 15 milhões de pessoas.
Uma das paisagens mais lindas está no arquipélago de Galápagos, constituído por 13 ilhas principais, localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa. O arquipélago foi inspiração para o biólogo britânico Charles Darwin escrever o livro A origem das espécies.
As ilhas são consideradas os principais laboratórios vivos de biologia do mundo e são famosas pelas tartarugas gigantes, que chegam a medir quase 2 metros e chegam a pesar 400 quilos. Estes animais podem viver até 170 anos.
O Equador é um país vulcânico. Cerca de 80 vulcões ocupam um território equivalente a 3% do Brasil. Onze deles são ativos. Para os apaixonados por vulcões, há um roteiro turístico chamado Avenida dos Vulcões, que passa por 27 deles. O trajeto pode ser feito de carro ou de trem. O vulcão mais alto do mundo está lá e encontra-se em atividade. Ele se chama Cotopaxi, com 5.896 metros de altura.
O chapéu Panamá, feito de palha clara e trama fechada, é produzido no Equador. Seu nome surgiu quando operários trabalhavam na construção do Canal do Panamá usando esse tipo de chapéu, chamado localmente de El Fino. Outra versão diz que o apelido surgiu quando o presidente norte-americano Theodore Roosevelt visitou as obras do Canal com um chapéu desses.
A fritada é um dos pratos mais conhecidos do Equador. Seu ingrediente principal é a carne de porco. Ela é frita na própria gordura e temperada com diversos condimentos, o que dá a esse prato um sabor especial.
A carne pode ser pesada e gordurosa para alguns paladares. Definitivamente, não é algo para se comer todo dia, mas é muito suculento.
Baixe a revista O Pequeno Mílite de junho e encontre outros textos para ler com as crianças!
Jesus está vivo: Feliz Páscoa!
Revista O Pequeno Mílite na Páscoa. Acompanhe!!
O Segredo do Tríduo Pascal: A História Mais Bonita do Mundo!
A revista O Pequeno Mílite traz tudo sobre o Tríduo Pascal. Acompanhe!!
As plantinhas são nossas amigas
Existem muitos tipos de plantinas no mundo. Algumas servem de casa para alguns bichinhos e outras podem nos ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e saudável. Acesse e confira!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.