Meu Planetinha

A importância das flores

A natureza nos presenteia com a beleza das flores. Confira aqui a importância delas para o planeta

Escrito por O Pequeno Mílite

26 FEV 2024 - 01H00 (Atualizada em 26 FEV 2024 - 05H53)

Divulgação

As árvores e os diversos tipos de plantas produzem flores nas mais variadas formas e cores. As flores estão ligadas à reprodução das plantas. É ali, naquela parte colorida e cheirosa da planta, que acontece o milagre da vida, podemos dizer. As partículas da vida se encontram ali e geram sementes e frutos para que sejam dispersados pelos ventos, pelas chuvas, pelos pássaros e animais, e, assim, surjam novas plantas e árvores.

O perfume e as cores da flor atraem pássaros, joaninhas e abelhas que fazem a polinização, pegam o pozinho amarelo e levam até outras flores da mesma espécie para que possam se tornar sementes.

As flores oferecem aos pássaros, às abelhas e aos insetos, um líquido doce chamado de néctar. Esse alimento substancioso é mais um dos atrativos de que as flores dispõem. Morcegos também gostam dessa bebida. Há espécies que se alimentam de sangue, mas a maior parte vive em harmonia com animais e plantas, ajudando na polinização quando bebe o néctar; os morcegos também comem as frutas e jogam longe as sementes ajudando, assim, na semeadura de novas árvores.

Algumas flores são comestíveis, outras podem ser usadas em chás e remédios, como a camomila e a calêndula. As pessoas usam flores como decoração, levando a beleza da natureza para dentro das casas e dos ambientes diversos. Há quem cultive jardins em casa para enfeitar o lugar onde mora e para dividir com os pássaros e os insetos a riqueza das flores. Algumas plantas exalam sustâncias que podem ser tóxicas para pessoas e animais. Por isso, é importante conhecer as flores para distinguir as que oferecem riscos.

As flores também são usadas de maneira simbólica em diversas culturas. Povos das ilhas do Oceano Pacífico têm o costume de oferecer colares feitos com flores coloridas e perfumadas. Esse gesto indica respeito para com a pessoa homenageada. O girassol é uma flor simbólica para os cristãos, pois, assim como a flor se dirige sempre em direção ao sol devido a um fenômeno chamado heliotropismo, também os fiéis devem direcionar constantemente a vida a Jesus Cristo, o sol da humanidade. Quando alguém morre, em geral, também são oferecidas coroas de flores para demonstrar afeto pela pessoa que partiu.

Fonte: O Pequeno Milite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.