Por O Pequeno Mílite Em Sede Santos Atualizada em 26 FEV 2021 - 15H58

Santa Bakhita: chamada para servir

Conheça a humildade de Santa Bakhita que tornou-se protetora do pobres e oprimidos




Neste mês vamos conhecer Santa Josefina Bakhita. Ela nasceu no Sudão, que fica na África. Sendo escrava na sua infância e juventude, Bakhita sofreu por estar muito longe dos pais e devido aos maus tratos. Apesar disso, ela era muito boa e o nome Bakhita, que foi dado por aqueles que a escravizaram, significa uma pessoa feliz e rica de coração.

Um dia ela foi comprada por uma autoridade italiana, que a entregou para viver com a família de um amigo que residia em Veneza, na Itália. A família gostou muito dela e, com o nascimento da filha do casal, Bakhita se tornou babá da criança.

Com o tempo, esta família teve que ir à África devido a negócios. Então, aconselhado, o casal confiou a filha e Bakhita à congregação de Santa Madalena de Canossa.

Foi ali que Bakhita conheceu Jesus. Quando tinha 21 anos, ela foi batizada e recebeu o nome de Josefina.

Após algum tempo, a família voltou para buscar a filha juntamente com Josefina Bakhita, mas Bakhita quis permanecer lá, pois sentiu com muita clareza o chamado de servir a Jesus que lhe havia dado muitas provas do Seu amor. Aos 27 anos consagrou a sua vida a Deus que ela chamava com ternura de "o meu Patrão".

Josefina Bakhita, com muita humildade, dedicou-se às várias funções na congregação, sendo conhecida como “Irmã Morena”. Ela foi cozinheira, responsável do guarda-roupa, bordadeira, sacristã e porteira.

Todos a estimavam pela generosidade, bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido.

O seu sorriso conquistava o coração de todos. Com o passar do tempo, ela ficou muito doente, mas continuou oferecendo sua alegria e confiando na graça de Deus.

Depois de sua partida para o Céu, ela foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.