Igreja em Pauta

A vocação do leigo

A Igreja católica denomina leigos as pessoas que não receberam o sacramento da ordem. Os leigos/as são cristãos que vivem sua missão e vocação servindo a Deus e ao próximo, sendo “sal e luz no mundo” na construção do Reino de Deus (Mt 5,13-14)

Escrito por Núria Coelho

29 JAN 2023 - 07H00 (Atualizada em 30 JAN 2023 - 16H14)

Divulgação

Os cristãos leigos participam da vida e da missão da Igreja, um povo reunido a partir da unidade, da comunhão do Pai e do Filho e do Espírito Santo buscando uma vivência do mistério trinitário.

No cânon 215 e 216 do Direito Canônico, diz que os leigos têm o direito de promover e sustentar a atividade apostólica segundo o seu próprio estado e condição, mesmo com iniciativas próprias. Esta identidade do laicato – missão própria, função própria, vivida dentro do ministério apostólico – significa ter uma participação responsável na missão da Igreja de levar o Evangelho de Cristo.

Os leigos, ou seja, os fiéis que não receberam a Sagrada Ordenação nem fizeram votos públicos dos conselhos evangélicos, são chamados por Deus a assumir com grande amor e generosidade sua missão específica na Igreja e no mundo. E este é o assunto do Igreja em Pauta de hoje.

Walter de Souza Fernandes, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul 2 da CNBB, é o entrevistado do Igreja em Pauta. Acompanhe!!

O Programa Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado às 7h30 pela Rádio Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.