A Festa do Corpus Christi, ou do Corpus Domini, foi introduzida, no Ocidente, no século treze. Interpreta-se como efeito da crescente importância que a adoração à Eucaristia ia tendo na Igreja, em relação ao que até então tinha sido chave fundamental: a celebração e a comunhão. Esta ênfase na adoração foi a resposta à heresia de Berengário, no século onze, que negava a presença real de Cristo, neste sacramento.
O Corpus Christi celebrou-se, pela primeira vez, em 1246, em Liège, na Bélgica. Pouco tempo depois, o papa Urbano IV, em 1264, estendeu a festa a toda a Igreja, e, ao longo do século quatorze, foi-se convertendo rapidamente numa das festas mais apreciadas pelo povo cristão, que incluía a procissão com o Santíssimo, pelas ruas das cidades. Esta procissão foi admitida em Roma só no século quinze.
No Missal a festa chama-se do «Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo», assumindo assim também a memória do Sangue de Cristo e, assim, suprimiu-se a Festa do Preciosíssimo Sangue, que se celebrava em primeiro de Julho.
Anualmente esta festa se celebra na quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, em muitos países, no domingo seguinte. No Missal há dois Prefácios sobre a Eucaristia, um para Quinta-Feira Santa e outro para o CorpusCrhisti, mas ambos proclamáveis nesta festa, que são uma teologia mais atualizada do mistério eucarístico.
Neste dia 8 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, que sempre ocorre 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. A quinta-feira é o dia dedicado à Eucaristia e, normalmente, nesses dias, as paróquias promovem adoração ao Santíssimo Sacramento e a bênção do Santíssimo.
No ano passado foi realizado o Congresso eucarístico Nacional, no Recife. O evento reuniu católicos do país inteiro para aprofundar a espiritualidade eucarística e dar testemunho de fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Como legado do Congresso eucarístico, foi inaugurada na capital pernambucana a Casa do Pão, uma iniciativa que visa atender a população que vive nas ruas por meio de doações e colaboração de entidades públicas e privadas. Acompanhe o Imaculada Notícias Especial de Corpus Christi!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
A história de Maria Madalena no Vivendo a Fé
No Vivendo a Fé Padre Denis-Ricard recebe a professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo, Wilma Steagall De Tommaso, que fala de seu livro Maria Madalena – história, tradição e lendas (ed. Paulus, 2020). Confira!
Jesus, Paixão, Morte e Ressurreição
A última lição de Jesus
Neste Quinto Domingo da Páscoa, o Evangelho nos leva próximos ao momento em que Jesus vai se separar dos discípulos. Jesus, agora, oferece-lhes a última lição. Acompanhe a reflexão das leituras deste domingo em Palavras de Vida.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.