Agora sancionada, a Lei n. 14.624/2023 alterou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e incluiu um novo recurso para a identificação de pessoas com deficiências ocultas: o cordão de fita com desenhos de girassóis.
Essas deficiências se referem a condições de saúde que não são imediatamente aparentes para outras pessoas, muitas vezes não sendo visíveis externamente. Algumas deficiências ocultas comuns incluem transtornos mentais como autismo, bipolaridade e síndrome de Asperger, além de doenças crônicas como fibromialgia e doença de Crohn.
O girassol foi escolhido como símbolo por sua característica de seguir a luz solar, representando a jornada de esperança e superação enfrentada pelas pessoas com deficiências ocultas. O uso do cordão, que não é obrigatório, ajuda a informar o público sobre a existência de deficiências ocultas, reduzindo estigmas e aumentando a compreensão e empatia em relação a essas condições.
Quem participou do Imaculada Notícias desta quarta-feira (9), foi o doutor em educação Lucelmo Lacerda, ativista pelos direitos das pessoas autistas e, ele mesmo, autista. Lucelmo é autor do livro “Crítica à pseudociência em educação especial - Trilhas de uma educação inclusiva baseada em evidências”.
Este foi apenas um dos destaques desta edição do IN. Acompanhe o Jornal na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Lectio Divina com Altierez dos Santos | Encontro com Maria
Panqueca de banana no Receita de Família desta semana
Confira a dica de receita dessa semana. Acesse!
Lançamentos musicais no Ponto de Encontro
Nesta edição do Ponto de Encontro, conheça belas canções para você adicionar em sua playlist
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.