Imaculada Notícias

Espera por transplante de coração foi menor que 30 dias para 27,5% dos pacientes

Em 2023, no Brasil, o período de aguardo foi menor que três meses para mais da metade dos pacientes. O IN recebeu o coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Jorge Padilla. Acompanhe!!

Escrito por Núria Coelho

01 SET 2023 - 13H00

Divulgação

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) cuja função de órgão central é exercida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas para fins terapêuticos.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande.

Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante identificar e notificar os óbitos, principalmente os de morte encefálica, preparar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o processo de doação e transplante, fazendo com que estes últimos autorizem a doação, no caso da morte de entes queridos.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por uma cirurgia de transplante de coração, no domingo, dia 27.08. Ele ocupava o 2º lugar na fila de prioridade e recebeu o órgão sete dias após entrar na espera. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a equipe do paciente que estava em 1º lugar na lista de prioridade recusou o órgão.

A Santa Casa de São José dos Campos é referência em transplante de fígado e realiza, ainda, procedimentos renais e autólogo de medula óssea, ou seja, quando você recebe o transplante do próprio corpo. O IN  recebeu o coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Jorge Padilla. Este foi apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta sexta-feira (01). Acompanhe o Jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.