Imaculada Notícias

Flexitariano, Vegetariano ou Vegano?

A principal diferença entre veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal. E os Flexitarianos? Acompanhe a entrevista de hoje do IN!!

Escrito por Núria Coelho

26 MAR 2024 - 14H39 (Atualizada em 26 MAR 2024 - 15H31)

Divulgação

Quando se fala de diferentes dietas e formas de se alimentar, o vegetarianismo sempre surge na conversa. Ou seria veganismo? Qual é a diferença entre os dois?

Segundo explica a nutricionista Suzana Camacho, “quem é vegetariano opta por não se alimentar de nenhum tipo de carne, incluindo aves, mariscos, peixe e outros produtos de origem animal”. Os adeptos desta dieta priorizam uma rotina alimentar rica em frutas, legumes, verduras, hortaliças, leguminosas, grãos e sementes.

Já os veganos, por sua vez, adotam o que a docente chama de todo um “estilo de vida”. Isso porque, somadas às restrições a quaisquer alimentos de origem animal, os veganos também incluem nessa lista itens como couros em sapatos, bolsas e cintos, pingentes de marfim e de madrepérola, pérolas, seda, lã e cosméticos e maquiagens testados em animais.

Para além de vegetarianismo e veganismo, há também uma dieta que tem ganhado força nos últimos anos, o flexitarianismo. O termo surgiu nos anos 90, com a médica americana Dawn Jackson Blatner, especialista em alimentação e autora do livro The Flexitarian Diet, mas se tornou mais popular na última década, traduzindo uma forte tendência de consumo.

No Brasil mesmo, de acordo com pesquisas, o número de praticantes do flexitarianismo está crescendo e já representa 28% da população. A dieta flexitariana, focada na redução de alimentos de origem animal, abrange hábitos como a Segunda sem Carne ou então a escolha de um ou mais dias da semana para não comer nada de origem animal.

Este foi o destaque desta terça-feira, 26, do Imaculada Notícias. A nutricionista Suzana Camacho Lima, coordenadora dos cursos de nutrição na pós-graduação do Senac EAD, falou das razões que levam as pessoas a assumirem essa dieta. Acompanhe!!

Opções de receita para a Páscoa

Receita: Moqueca de banana-da-terra, elaborado pela coordenadora dos cursos de nutrição na pós-graduação do Senac EAD, Suzana Lima Camacho

Ingredientes:

banana-da-terra (não muito madura)

suco de limão

Leite de coco

Azeite de dendê

Azeite de oliva

Sal

Tomate italiano

Cebola

Alho

Pimentão vermelho

Pimenta dedo-de-moça

Folhas de coentro fresco

Salsinha fresca

Cebolinha fresca

Modo de preparo:

Pré-preparo: Pimentão: colocar direto sobre a chama do fogão para tostar, em seguida colocar dentro de um saco plástico por 5 minutos, lavar para retirar a pele, retirar as sementes e cortar em tiras. Tomates: cortar a ponta em cruz, colocar em água fervente até a casca começar a soltar, mergulhar em seguida na água com gelo, retirar a pele, retirar as sementes e cortar e tiras. Cebola: descascar e cortar em tiras. Alho: descascar e picar. Pimenta: cortar ao meio, retirar as sementes e picar. Banana: Descascar, cortar em rodelas de 2 cm, colocar em uma travessa e envolver com o suco de limão.

Preparo:

Em uma tigela colocar o leite de coco, o sal, o azeite de dendê e de azeite, misturar bem e reservar.

Em uma panela com capacidade para 3 litros, fazer uma montagem em camadas. Começar colocando um pouco de tomate, cebola, alho, pimentão, pimenta, coentro, salsa e cebolinha. Colocar uma camada de banana e por cima outra camada de vegetais, continuar esse processo terminando com os vegetais. Despejar a mistura de leite de coco, tampar a panela e levar ao fogo médio por 30 minutos, quando todo o conteúdo da panela estiver fervendo, cozinhar por mais 5 minutos e desligar o fogo.

Dicas: Guarnecer com quinoa ou arroz integral combinado com lentilha. Servir com salada de folhas.

A nutricionista Hellen Suleman indica duas receitas imperdíveis para juntar a família e os amigos em torno da mesa nesta Páscoa!

BACALHOADA VEGANA

Ingredientes: 600g de palmito pupunha; 250 ml de azeite de oliva; 3 batatas grandes; 2 cebolas grandes; 1 pimentão amarelo; 1 pimentão vermelho; 4 tomates; 4 dentes de alho grandes; 2 pimentas de cheiro sem semente; 50 g de azeitonas pretas; salsinha a gosto.

Modo de preparo: Higienizar os ingredientes, afervente as batatas e o alho. Reservar. Cortar os demais ingredientes e colocar em uma travessa que possa ir ao forno. Adicionar as batatas e o alho. Temperar com azeite, sal e pimenta. Assar até que os pimentões estejam macios. Adicionar a salsinha e as azeitonas. Servir.

MOUSSE DE LIMÃO VEGANO

Ingredientes: Suco de 4 limões tahiti; 120g de açúcar demerara; 200g de castanhas de caju cruas e demolhadas (deixar de molho por 2 horas) – sob refrigeração; 100 ml de água; e raspas de limão.

Modo de preparo: Escorrer a água das castanhas. Bater todos os ingredientes no liquidificador e despejar em taças de sobremesa, decorar com as raspas de limão.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.