Imaculada Notícias

Intolerância à lactose ou alergia ao leite?

Atualmente cerca de 75% da população mundial não tolera bem a lactose, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. No Brasil, o cenário não é diferente e os intolerantes à lactose também representam uma boa parcela da população

Escrito por Núria Coelho

14 MAR 2024 - 14H49

PixaBay

Apesar de a intolerância à lactose e a alergia ao leite parecerem semelhantes em alguns aspectos dos seus sintomas, os motivadores por trás do seu desenvolvimento são bem diferentes. Entre os sintomas em comum que possuem estão: diarreia, distensão abdominal, gases e fezes explosivas.

Deve-se lembrar que as alergias são mais comuns na infância, enquanto que intolerâncias geralmente se manifestam em crianças maiores e adultos. Além disso, enquanto o intolerante pode consumir derivados de leite em quantidades pequenas sem apresentar reações, dependendo do caso, o alérgico a leite deve ter sua dieta isenta de toda e qualquer proteína do alimento.

A alergia ao leite envolve mecanismos imunológicos contra as proteínas do leite, como a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina. Já a intolerância é um processo secundário à deficiência da enzima responsável pela digestão do principal açúcar do leite, a lactose.

Este foi o assunto da edição desta quinta-feira, 14, do Imaculada Notícias. A pediatra dra. Fabiana Hora esclareceu todas as dúvidas. Acompanhe!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.