Imaculada Notícias

Premiação fortalece luta contra a fome

Seis iniciativas recebem R$ 100 mil cada nas categorias promoção da segurança alimentar e combate ao desperdício, impulsionando ações estratégicas num país ainda marcado por desigualdades no acesso à alimentação

Escrito por Núria Coelho

05 NOV 2025 - 11H15

PixaBay

Na sua terceira edição, o Prêmio Pacto Contra a Fome premiou seis iniciativas inspiradoras com R$ 100 mil cada, divididos entre duas categorias: promoção da segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos. A cerimônia também marcou o lançamento do projeto “CEASA Desperdício Zero”, que visa articular centrais de abastecimento para reduzir perdas e entregar mais alimento às pessoas que mais precisam.

O cenário no Brasil evidencia a urgência desse tipo de ação. A proporção de domicílios em situação de insegurança alimentar grave (quando há falta de alimentos entre adultos e crianças) caiu de 4,1 % em 2023 para 3,2 % em 2024.

Em números absolutos, o total passou de cerca de 3,1 milhões de domicílios em 2023 para cerca de 2,5 milhões em 2024.

A proporção de domicílios com qualquer grau de insegurança alimentar (leve, moderada ou grave) caiu de 27,6 % em 2023 para 24,2 % em 2024.

A proporção de domicílios em situação de segurança alimentar (acesso adequado a alimentos) subiu de 72,4 % em 2023 para 75,8 % em 2024.

O país saiu do Food and Agriculture Organization (FAO) “Mapa da Fome”, ao atingir uma média de menos de 2,5% da população em subalimentação grave ou falta de acesso a alimentos suficientes.

Nesse contexto, o Prêmio e o projeto CEASA Desperdício Zero representam dois eixos complementares: por um lado, apoiar diretamente iniciativas que promovem o direito à alimentação e, por outro, atacar o desperdício como fonte de ineficiência que agrava a fome. O lançamento de uma central de abastecimento com foco em “desperdício zero” sinaliza que soluções estruturais — desde a produção, armazenamento, transporte até o varejo e consumo — podem fazer a diferença.

Acompanhe no Imaculada Notícias!!



Por que isso importa:

• Toda iniciativa vencedora recebe incentivo financeiro que pode escalar impacto local ou regional, ampliando a segurança alimentar.

• O desperdício evitado significa que mais alimentos disponíveis podem chegar à mesa de quem precisa, resultando em ganhos duplos — sociais e ambientais.

• Apoiar ações agora ajuda a consolidar os avanços recentes no Brasil, garantindo que a tendência de redução da fome e da insegurança alimentar não se reverta.

Convite à ação:

Convidamos organizações, empresas e cidadãos a conhecerem as iniciativas premiadas, acompanharem o desenvolvimento do projeto CEASA Desperdício Zero e refletirem sobre como cada um pode contribuir — seja reduzindo o desperdício doméstico, apoiando doações, ou divulgando boas práticas de produção e logística.

Com esse movimento conjunto, avançamos rumo a um Brasil onde alimento não falte — nem seja desperdiçado.

Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.