A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave*. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.
*A obesidade é o excesso de gordura no corpo, em quantidade que provoque prejuízos à saúde. É uma enfermidade com variadas causas, dentre elas: ingestão excessiva de alimentos; falta de atividade física; tendência genética; problemas hormonais.
Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano). A cirurgia afeta ainda a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer, mas a redução da capacidade é a principal responsável pelo emagrecimento.
A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, hérnia de disco, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.
Este foi um dos temas do Imaculada Notícias desta quarta-feira, 20. O pneumologista dr. Fernando Santella falou sobre os riscos de uma cirurgia de redução de estômago. Acompanhe!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Músicas de Natal
No Ponto de Encontro conheça belas canções que vão fazer parte da sua playlist natalina
Entenda a doença mão-pé-boca e saiba como cuidar das crianças
A pediatra Dra. Fabiana Hora explicou como identificar e prevenir a doença mão-pé-boca em crianças, além dos cuidados e sinais de alerta. Um conteúdo importante para manter a saúde da família.
Dezembro Laranja: Guia essencial de cuidados com a pele
A esteticista e especialista em cosmética Talita Bovi participou do Bom Dia, Amigos! e, em referência ao Dezembro Laranja, explicou os cuidados essenciais para prevenir o câncer de pele.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.