Por Túlia Savela Em Divulgação Atualizada em 31 JAN 2020 - 10H03

Jovens e adultos bolivianos em visita à MI

Peregrinos bolivianos buscam inspiração no trabalho realizado por leigos e religiosos da Milícia da Imaculada na Grande São Paulo



A realidade da Milícia da Imaculada no Brasil, vivida na Diocese de Santo André, mais precisamente na sede localizada no Riacho Grande, distrito da cidade de São Bernardo do Campo - SP, atraiu a peregrinação de jovens e adultos da Bolívia.

O trabalho evangelizador por meio da mídia – telefone, revistas, rádio, TV e internet (redes sociais e portal) – atraiu a atenção e curiosidade dos mílites bolivianos, ligados ao trabalho pastoral realizado por Frades Menores Conventuais e Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe nas cidades bolivianas de Sucre, Cochabamba e Montero-Santa Cruz.

Em visita ao país, entre os dias 16 e 23 de janeiro, os sete peregrinos leigos (José Maria Arias, Ronald Antelo, Sergio Sanchez, Isabel Gil, Angelica Obregon, Adalberto Camara e Margot Colque) e o sacerdote Frei Marcos (Marek) Krupa, OFM Conv., foram acompanhados por duas Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe que vivem na Casa de Missão na capital do Mato Grosso do Sul, a boliviana Marisa Banegas e a brasileira Josimara Francisca dos Santos, e pelos consagrados leigos Antônio Zaqueu (Toninho) e Carol Leandro, dos Jovens da MI.

"O desejo de dar um mergulho na realidade da MI no Brasil, caracterizada pelo uso dos meios de comunicação na evangelização e propagação do amor a Jesus e à Sua Mãe Maria, nasceu durante a visita da Presidente Internacional da MI, a leiga Angela Morais, quando ela apresentou o novo portal da MI", conta a Missionária Marisa. Entre os atrativos estava o atendimento e aconselhamento prestado por telefone aos ouvintes e participantes da MI como colaboradores mensais da obra.

Frei Marcos, natural da Polônia e há 30 anos missionário na Bolívia, foi o grande incentivador da peregrinação. Motivou e acompanhou os leigos desde o preparo da viagem e todas as etapas no Brasil. A maior parte do tempo foi dedicada à conhecer a parte técnica e prática do trabalho da MI.

Os leigos atuantes nas mídias, no contato com os colaboradores e na administração deram workshops aos mílites da Bolívia, revelando o dia a dia e o fluxo de trabalho exigido para manter viva a semeadura da Boa Nova protagonizada pela MI. E também Eva, agente da Pastoral da Comunicação na Diocese de Santo André, explicou como funciona a Pastoral da Comunicação na Diocese. Ela enumerou diversas dicas e salientou a necessidade do acompanhamento dos párocos para o bom andamento da pastoral nas comunidades e paróquias. 

Além desse mergulho na sede da MI, visitaram o mar da cidade de Santos; as comunidades da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, do pós-balsa do Riacho; o Centro Social Maximiliano Kolbe; e o Santuário Nacional de Aparecida.

 As visitas e intercâmbios entre os Centros da MI no mundo, neste ano de 2020, querem fomentar a unidade e troca de experiências entre as diversas realidades para aprimorar e lançar novos desafios aos consagrados a Nossa Senhora, por ocasião dos 90 anos do início da missão de Padre Kolbe ao Japão. Foi o que frisou a presidente Angela após a Santa Missa de despedida do grupo celebrada em espanhol.

De volta à Bolívia

Na lista do que levarão do Brasil ao retornar à Bolívia, estão: muito entusiasmo, carinho, experiência de trabalho, ensinamentos de cada setor da MI, acolhida, disponibilidade, a boa comida preparada pela equipe de voluntárias, o testemunho do setor de atendimento sobre o aconselhamento às pessoas que ligam em momentos de desespero e que pedem orações e a organização do Núcleo de Produção e Transmissão de Conteúdo.

A MI na Bolívia está em diferentes localidades. Em Santa Cruz de la Sierra, é formada por crianças, jovens e adultos. Há encontros Nacionais e Regionais semanais. Há orações nas famílias, quermesses, a preparação para a consagração pessoal, retiros, formação catequética com crianças e jovens em separado, reuniões com adultos.

Em Montero, os encontros de formação ocorrem duas vezes ao mês. Há visitas às famílias mensais, apoio à missa dominical e hora santa, Via-Sacra e terços nos bairro, além das confraternizações.

Em Sucre, encontros aos sábados, reza do Terço com a comunidade, encontros mensais de jovens e adultos e participação na Basílica São Francisco de Assis.

Em Cochabamba, aninam os seminaristas e noviços da Ordem dos Frades Menores Conventuais, reúnem as capelas Virgem de Copacabana, Puntiti e Quintanilha; oração do Terço; planejamento de visitas às capelas, atividades, aos idosos, órfãos, presídios femininos e arrecadação para presentear na Festa dos Reis Magos.

Faça parte da nossa família consagrada:

Seja Mílite

Para colaborar agora com a evangelização:

Doe agora

Quer conhecer mais sobre a Consagração a Nossa Senhora?

7 passos para evangelizar com Maria

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Divulgação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.