Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu
O Sínodo é uma assembléia de bispos convocada pelos Papa para debater temas específicos da Igreja. Nesta edição será um sínodo especial porque abrange um território que conta com 9 países.
Já tivemos muitos sínodos desde o Concílio Vaticano II, tivemos o sínodo da juventude e antes o da família, recentemente. Vários motivos levaram o Papa a convocar um sínodo para a Amazônia. Primeiramente porque o Papa é latino americano e sabe da problemática da Amazônia. Além da ameaça à fauna e flora, os povos da Amazônia, sobretudo os indígenas, sofrem perseguições. O Papa Francisco atendeu o pedido de diversas pessoas e conferências episcopais para convocar este sínodo especial.
Os encontros preparatórios constituem um dos momentos do sínodo. Já foi elaborado um questionário baseado no tripé escutar, discernir e agir. Não é apenas uma análise de conjuntura que subjaz ao trabalho do sínodo, mas o povo da Amazônia, e os diversos povos, têm direito de falar e o Papa quer que nós escutemos o que o povo diz. Isso está sendo feito em todos os quadrantes da Amazônia. Estas respostas s erão sintetizadas nas diocese, transferidas para o regional e, depois, para a rede Eclesial Pan Amazônica (Repam). Estamos, neste momento, concluindo este passo e, baseado no que dizem os representantes dos diversos povos, será elaborado o instrumento de trabalho que acompanhará as atividades do sínodo que acontecerá em outubro.
Faço parte do conselho pré-sinodal que é composto por 18 pessoas. 16 são bispos, o secretário geral da Rede Eclesial Pan Amazônica que é um perito do Equador e há uma religiosa que é secretaria da Repam. No Brasil são cinco bispos, sendo um o cardeal Dom Cláudio Humes.
O objetivo central do sínodo é descobrir nonos caminhos para a evangelização e ecologia integral. A partir disso a gente espera que seja uma discussão em todos os sentidos sobre as ameaças aos povos indígenas e os temas de ecologia. Será discutida a situação dos fiéis católicos porque 90% das nossas comunidades não tem a missa regularmente. 70% tem a eucaristia somente três ou quatro vezes ao ano. Para nós é um desafio proporcionar a eucaristia a todos. Este povo sem a eucaristia e o acompanhamento direito se torna alvo de denominações cristãs. Esta parte também é muito importante para nós. O que é realmente importante é o centro da nossa fé, a comunidade reunida em torno do altar.
Papa Leão XIV
Pela primeira vez na história, um papa nascido nos Estados Unidos assume o trono de Pedro. Mas seu coração é americano duas vezes: missionário no Peru durante os anos 80, Robere foi chamado de "pastor de duas pátrias".
Habemus Papam
🔴 (AO VIVO) : Fumaça preta novamente na segunda votação
Os cardeais se reúnem a portas fechadas pela primeira vez no Vaticano para escolher o novo papa após a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, rezada publicamente na Basílica de São Pedro. Apenas uma rodada de votação será realizada nesta quarta. Alguns desses votos do pleito inaugural são simbólicos, oferecidos como gestos de respeito ou amizade antes que a votação mais séria comece no dia seguinte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.