Reportagem

Ser um jovem mílite atuante!

Confira uma entrevista com o vice-presidente nacional da Milícia da Imaculada, Gustavo Rezende

Escrito por MI

15 NOV 2022 - 00H00

Divulgação

Gustavo Rezende tem 25 anos, é licenciado em geografia e é professor. Possui mestrado em educação e atua na área de coordenação pedagógica. Gustavo, é desde agosto, vice-presidente nacional da Milícia da Imaculada.

Como é ser jovem e m anos mílite?

A juventude tem muitas potencialidades para avançar com projetos tão bonitos como esse da Milícia da Imaculada de “conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada”, como dizia São Maximiliano Kolbe. Seguramente, é uma graça de Deus poder seguir esse ideal do Reino de Deus. Esse desejo de estar nas atividades da Milícia da Imaculada é uma oportunidade que Deus me dá para transmitir a importância da Consagração a Nossa Senhora, que é um compromisso de vida para todas as pessoas, inclusive as crianças e os jovens.

A consagração a Nossa Senhora é um dom precioso de Deus, que fascina a todos. Quais os desafios para a evangelização da juventude?

Os desafios para a evangelização da juventude partem da necessidade de transformar as maneiras de evangelizar. Precisamos buscar novos caminhos para anunciar a alegria de pertencer ao Reino de Deus. Precisamos materializar, de forma real, a Palavra de Deus na vida dos jovens. É um desafio transmitir à maneira dos jovens o amor de Deus e fazer com que o jovem reconheça a sua potencialidade sobre como levar o bem ao mundo. Quais as principais atividades do seu grupo da Milícia da Imaculada? Em Goiânia desenvolvemos a vivência da consagração a Nossa Senhora por meio dos encontros de formação e de oração para os consagrados. Temos o centro social Imaculada Conceição, que assiste mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade e proporciona distribuição de cestas básicas, aulas de reforço para crianças e atendimento médico, psicológico e jurídico com profissionais que se doam como voluntários para ajudar as famílias. Realizamos o encontro dos crismados com Cristo, que é uma responsabilidade da Milícia da Imaculada perante a Arquidiocese de Goiânia.

O que os jovens podem esperar da Milícia da Imaculada?

A Milícia da Imaculada possui um ideal fascinante. Os jovens vão encontrar na MI, sempre, um ideal atual e dinâmico. A Milícia da Imaculada proporciona uma inserção na vida eclesial e o serviço às pessoas. Temos tantos meios, mecanismos e instrumentos, além dos meios de comunicação, que são lugares em que a juventude pode atuar com seu protagonismo, suas forças e ideias.

A Milícia da Imaculada tem sempre a abertura para acolher os jovens e promover a responsabilidade no apostolado. Tem alguma coisa preparada em relação à Jornada Mundial da Juventude?

A Milícia da Imaculada internacional está preparando uma programação especial para os jovens consagrados a Nossa Senhora. Será de forma conjunta com os franciscanos conventuais. Haverá uma semana de encontros dos jovens da Milícia da Imaculada em Portugal, uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude. Esse encontro especial estará ligado ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e trará grandes frutos espirituais para os jovens.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Reportagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.