É para admirar como Deus Todo-poderoso que tudo pode costuma servir-se das suas criaturas nos projetos de grande responsabilidade! Foi assim quando Ele chamou os patriarcas, profetas, Apóstolos e seus sucessores. Foi assim particularmente quando Ele chamou Maria no momento da Anunciação. É verdade que Deus preparou Maria para este evento, desde toda eternidade. Cumulou-a de tal forma que o anjo Gabriel veio chamá-la de cheia de graça. Algo difícil de ser entendido por nós que somos limitados, e tantas vezes, privados da graça. Porém, Deus não tirou a liberdade de Maria. Ela estava livre para dizer sim ou não para a proposta de Deus. Podia recusar ao seu convite. Mas Ela deu seu SIM de fidelidade ao Altíssimo; o seu SIM de amor para cumprimento da promessa da vinda do Salvador. Somos convidados a imitar Maria dizendo SIM a Deus de maneira incondicional, seguindo seu exemplo de fé, obediência e confiança. Isso envolve viver como Maria uma vida de oração, silêncio, escuta atenta e entrega total à vontade divina, mesmo quando não se entende o plano de Deus. Consagremo-nos a Ela e a imitemos no amar e servir a Deus de forma radical, não buscando glória pessoal, mas sempre cedendo o espaço para a sua vontade. Amém!
Renove diariamente sua Consagração a Nossa Senhora:
Virgem Imaculada! Minha Mãe Maria! Eu renovo hoje e sempre, a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todos. Somente peço, que eu possa, minha Rainha e Mãe da Igreja, cooperar fielmente com a vossa missão de construir o Reino do vosso Filho Jesus, no mundo. Para isso, vos ofereço minhas orações, sacrifícios e ações.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados.
Intenção da MI para o mês de janeiro:
Para que a colaboração sincera de todos os cristãos acelere o processo de unidade e de paz.