Por quê nos dirigimos à virgem Maria com o título de Imaculada? Pe. Kolbe ensina-nos que ela mesma se deu este nome em Lourdes, ao dizer: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Deus é “imaculado” desde toda a eternidade. Os anjos são “imaculados” porque não foram “concebidos”. O Coração de Jesus é “imaculado”, mas não “concebido”, pois Deus existia desde o princípio e, assim, o nome de Deus pertence a ele desde o princípio, como revelou a Moisés: “Eu Sou o que Sou”. Aquele que é desde o princípio não pode ter princípio algum. Outros homens são “concebidos”, mas manchados pelo pecado. Maria, por outro lado, não foi apenas “concebida”, mas também “imaculada”. A Igreja Católica proclama que “a Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilegio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha da culpa original”. O nome Imaculada para Maria se refere à primeira graça que recebeu desde o primeiro instante de sua existência: o primeiro e mais precioso dom. Entreguemo-nos a Imaculada louvando a Deus pelas maravilhas Nela realizadas, ela que é cheia de graça, pois o Senhor veio estar com ela e ela se tornou a Mãe de Deus. Amém!
Renove diariamente sua Consagração a Nossa Senhora:
Virgem Imaculada! Minha Mãe Maria! Eu renovo hoje e sempre, a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todos. Somente peço, que eu possa, minha Rainha e Mãe da Igreja, cooperar fielmente com a vossa missão de construir o Reino do vosso Filho Jesus, no mundo. Para isso, vos ofereço minhas orações, sacrifícios e ações.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados.
Intenção da MI para o mês de agosto:
Para que, seguindo o exemplo de São Maximiliano Kolbe, saibamos responder às novas formas de pobreza com a “criatividade da caridade”.