Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 04 MAI 2020 - 14H29

A verdadeira religião não é um seguro

Frei Sebastião convidou os fiéis a se ampararem na religião não como a um seguro de vida, mas para abrir-se aos outros e doar a vida em favor dos que mais precisam, a exemplo do Bom Pastor, e dos mais próximos a nós





Ao celebrar a Santa Missa nesta Segunda-feira da Quarta Semana da Quaresma, 4 de maio, e meditar Jo 10,11-18, Frei Sebastião afirmou que a dinâmica da vida humana e cristã é saber dar vida para os outros, ou seja, ter a religião exatamente para essa abertura ao próximo e não como um seguro de vida eterna.

Citando a meditação de hoje do Papa Francisco, o frade afirmou: "Temos de ver a religião não como um seguro de vida, até de vida eterna, mas como compromisso de amor, que requer toda a nossa dedicação e doação, para salvar os irmãos. Cristo estava preocupado com as ovelhas, não consigo mesmo. Tanto é verdade que Ele deu a vida para salvá-las. Assim, a dinâmica humana, cristã, é saber dar vida para os outros, e ter a religião exatamente para essa abertura. O grande perigo é ter Deus só para nós, para nos sentirmos protegidos, amados. Isso é importante, mas não podemos ficar encurralados no próprio eu. Temos que aproveitar disso para amar, para estender [esse amor] ao mundo, porque o mundo é grande".

Ele ressaltou que o fechamento em si mesmo é o grande risco para os cristãos: "O grande perigo é ter Deus só para nós, para nos sentirmos protegidos, amados. Isso é importante, mas não podemos ficar encurralados no próprio eu. Temos que aproveitar disso para amar, para estender [esse amor] ao mundo, porque o mundo é grande".

Seja um anunciador do Evangelho com a MI. Ligue 11 4397-5400 e saiba como

Finalizou a homilia reconhecendo que a missão de pastorear os irmãos é um desafio, mas um desafio muito recompensador: "é um desafio muito bonito para nós, porque nada é melhor que fazer o bem, se doar aos outros, que traz alegria, entusiasmo e uma sensação maravilhosa de realização verdadeira, que ocorre sempre na fé, no amor e na esperança".

Confira em áudio e texto, a seguir, na íntegra, a homilia e as orações finais da Santa Missa desta manhã. A edição de áudio é de Paulo Cardoso, da Rádio Imaculada:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 04 05 2020


Após a comunhão, o sacerdote rezou por todos os que estão sofrendo. "Vamos lutar e ser solidários. Vamos colocar aqui o sofrimento da humanidade, porque Deus se fez Homem para abraçá-la e para fazê-la parte de sua divindade". Acompanhe as orações finais:


Milícia da Imaculada · Oração após a comunhão 04 05 2020


Você acompanha a Santa Missa, celebrada no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, diariamente, na sede da MI, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo - SP, pela Rádio Imaculada, portal e pelo aplicativo Milícia da Imaculada, que dá acesso às redes sociais da MI. De segunda a sábado, às 8h e 20h. Aos domingos, às 7h, 10h30 e 18h.

Confira, a seguir, na íntegra, a homilia e as orações finais:


Homilia

Estamos abrindo uma nova semana. É sempre um projeto de vida que temos à frente. Todos sabem que tem que fazer alguma coisa. E, se não tem o que fazer, procura. Agora, em termos de fé, nós temos que nos colocar cada vez mais em sintonia com Jesus. A primeira leitura abre o leque da visão humana sobre o mundo. Todos somos amados e chamados por Deus. Os homens se dividem, se catalogam, mas só existe uma realidade: é um Deus único, o Pai, e um único Salvador, Jesus Cristo.
E uma humanidade que precisa ser salva e nós sabemos que Deus enviou Seu Filho para isso, por amor. E o Seu Filho Jesus, também quis colaboradores, os Apóstolos, e os apóstolos de todos os tempos.
Hoje, estava ouvindo o Papa, na reflexão do Evangelho de hoje, e ele disse assim: Jesus, o Bom Pastor, veio para servir, deu a vida para isso, levou a sério, e nós todos, que estamos solidários com este Bom Pastor, temos que agir do mesmo jeito. Qual é o jeito de Jesus? É o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. O que significa dar a vida? É dar tudo que é para defendê-la, para levá-la àquilo que nós chamamos de o crescimento total. E sabemos que “pastor” significa realmente, hoje, aquele que é responsável. E as “ovelhas” somos todos nós.
O Papa dizia que existe uma lei para todos, a lei do amor. E esta lei tem de ser praticada, executada, e o próprio Jesus nos indica como, quando disse “eu estava com fome, estava com sede, estava preso, estava doente”. Ele disse que esse será o modelo do nosso julgamento. É isso que vai sobrar: o que nós fizemos para os outros.
Jesus será o primeiro a mostrar o que Ele fez, como Bom Pastor, deu a vida, e cada um de nós será julgado sobre o que fez para os outros. São Pedro, vemos, saiu, foi ao encontro, E nós? Temos de ver a religião não como um seguro de vida, até de vida eterna, mas como compromisso de amor, que requer toda a nossa dedicação e doação, para salvar os irmãos. Cristo estava preocupado com as ovelhas, não consigo mesmo. Tanto é verdade que Ele deu a vida para salvá-las.
Assim, a dinâmica humana, cristã, é saber dar vida para os outros, e ter a religião exatamente para essa abertura.
O grande perigo é ter Deus só para nós, para nos sentirmos protegidos, amados. Isso é importante, mas não podemos ficar encurralados no próprio eu. Temos que aproveitar disso para amar, para estender [esse amor] ao mundo, porque o mundo é grande.
Jesus disse: “Olha como é grande a messe! Olha como são poucos os operários. Peça ao dono da messe que mande operários!”. É isso aí. Portanto, o Bom Pastor será sempre o modelo para todos nós, para tornar a nossa vida um pastoreio, uma missão. Cada um, dentro do seu do seu ambiente, mas não se feche nunca, e nunca use a religião como uma entidade de seguro, como segurança. Não! A religião nos ampara, mas nos ampara para expandir, para amar, e o amor não se fecha, se não é amor, é egoísmo. O Bom Pastor será sempre, como dizia o Papa, um desafio muito bonito para nós, porque nada é melhor que fazer o bem, se doar aos outros, que traz alegria, entusiasmo e uma sensação maravilhosa de realização verdadeira, que ocorre sempre na fé, no amor e na esperança.

Oração após a comunhão

E, assim, estamos com Jesus. Somos o rebanho dele. Ele está conosco! Vamos observar direitinho a direção que Ele toma, para onde Ele nos conduz. Porque, com Ele, estaremos sempre em segurança. Sim, Jesus, guiai-nos nesse momento difícil. Nós queremos te seguir, ilumina com a tua luz os nossos passos. Tu és o caminho, portanto, iluminai este caminho, para que possamos enxergar claramente o caminho e dai-nos a força de percorrê-lo juntos. E te pedimos, Jesus, de nos proteger e, a cada um de nós, dá a força para que sejamos solidários com aqueles que mais precisam de ajuda, que andam conosco.
Que estes momentos de sofrimento, Jesus, possam nos provocar ainda mais a ter um olhar mais fixo em Você, dar mais importância à tua presença, decifrar com serenidade o sentido da tua vinda, da tua presença entre nós. Que possamos ler claramente o que Você quer de nós, o que significa Jesus te seguir, ouvir a tua voz.
Será que uma criança chorando de fome não é Você? Será que um doente agonizando não é Você? Eu sei que Você entrou nesse marasmo humano, e não quis sair. E Você quer estar nele, para que todos vejam que Você é o único que é vida, que salva. O resto passa, Você não. E, quem estiver contigo, vai fazer parte desta vida que nunca lhe será arrancada.
Fazei-nos, Senhor, ler esses momentos com teus olhos de fé, porque nós não conseguimos, muitas vezes, entender esta linguagem do sofrimento, da angústia, tampouco da morte.
Virgem Santa, nossa mãe, que estais sempre ao lado de Jesus e ao lado das ovelhas, ajudai-nos a fazer tudo aquilo que Jesus faz, e, agora, Ele faz através de nós.
(oração da Consagração, da Ave-Maria e oração final do missal)
O Cristo continua exposto para que todos possam ter oportunidade de ficar algum tempo com Ele. Ao lado dele, tem a imagem de Nossa Senhora, pois Ela sempre está com o seu Filho e está com você também.
(deu a bênção final, pela intercessão de São Maximiliano Kolbe e São Padre Pio)
E vamos olhar sempre para Cristo como aquele que sempre nos dá a certeza da Vitória!
(cantou Christus Vincit e Regina Coeli, rezou a Ave-Maria)
Cuida de nós, Virgem Santa,
De nós, seus filhos!
Jesus, nós te adoramos, presente aqui neste tabernáculo
e em todos os tabernáculos do mundo,
e te agradecemos pois, pela tua Santa Cruz, remistes o mundo.
Tenham todos um dia abençoado, agora, que todos estão no Coração de Jesus e no Coração da mãe!
Salve Maria Imaculada! Salve Maria Imaculada
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.