A educação infantil é uma importante etapa para a criança se socializar. Os jogos e as brincadeiras são os recursos utilizados pelos professores para reforçar conteúdos de aprendizagem tão importantes para o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança.
Nesse momento de pandemia, grande parte dos educadores tem apresentado dificuldades para elaborar e conduzir as atividades lúdicas que tanto favorecem a criatividade, a espontaneidade e a socialização das crianças. É importante que os responsáveis reconheçam o valor das brincadeiras e estimulem as crianças para que esse período não seja uma lacuna que prejudica o desenvolvimento delas.
As atividades lúdicas na psicoterapia infantil representam o meio privilegiado de expressão das crianças. Elas ainda não possuem habilidades linguísticas e verbais suficientes, portanto, comunicam suas emoções, experiências, afetos e seu mundo interno, sobretudo, por meio das brincadeiras e jogos.
Os pais e responsáveis precisam se conscientizar da importância de se envolverem com estas atividades, pois é um momento muito especial para apresentar regras, valores de vida e expressar os afetos e sentimentos. Por isso, é necessário que a atividade seja escolhida olhando a faixa etária e os objetivos que tem aquela brincadeira, pois algumas reforçam os aspectos competitivos, outras a atenção, o raciocínio lógico e a comunicação.
A brincadeira é essencial para o amadurecimento infantil. Os jogos eletrônicos também trazem informação e ajudam o raciocínio, mas o fundamento deles é só a diversão, são pobres e superficiais, e não favorecem o desenvolvimento, por isso, não podem ocupar o espaço destinado às brincadeiras e às atividades lúdicas que se expandem e envolvem os pais.
As férias escolares não podem representar um estresse aos pais e responsáveis para ocupar as crianças, mas um período especial para acompanhar o desenvolvimento de um modo lúdico e criativo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.