Por Vladimir Ribeiro Em A Santa Missa

As chagas de São Francisco

Na Santa Missa de hoje (17), Frei Sebastião medita sobre as chagas de São Francisco




O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Tm 6,2c-12) e o Evangelho de hoje (Lc 8,1-3).

Em sua homília, Frei Sebastião destaca que Jesus quebra os padrões de Sua época. A mulher sempre era colocada de lado e o Senhor realiza suas obras com a ajuda delas. Ele aceita que elas andem ao lado Dele.

É importante valorizar a presença das mulheres. Temos que lembrar que a dignidade do ser humano é igual no homem e na mulher, e Jesus mostra isso no Evangelho.

Hoje é o dia da festa da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis. Podemos nos fazer uma pergunta, “qual é o carisma franciscano?”.

Para Francisco, o carisma da encarnação é o máximo, que um Deus todo-poderoso, que criou o céu e a terra, por Ele e com Ele tudo foi feito. Para São Francisco é o máximo de amor, de Deus para com o homem.

Por isso que São Francisco de Assis é o criador do presépio. A história de Francisco vai do presépio até a cruz, para ver como Deus se fez criança e como deu a vida.

Francisco meditava muito sobre este mistério da encarnação e fazia a quaresma na frente de uma Cruz. Foi durante uma quaresma, dois anos antes de falecer, que ele estava em uma montanha, onde adorava rezar, e lá apareceram Serafins com duas assas que subiram ao lado da cabeça, duas que se estendiam nos braços e duas que desciam cobrindo os pés.

Junto dele apareceram cinco raios que furam as mãos, os pés e o coração de Francisco e ele passou dois anos com as Chagas, acolhendo como presente de Jesus para ele.

Por isso que deixou como herança para os frades franciscanos, de que quando entrar em uma igreja dizer “Nós te adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo, presente aqui neste tabernáculo e em todos os tabernáculos do mundo. E te agradecemos, pois, sua Santa Cruz redimiste o mundo”.

Vamos pedir que São Francisco de Assis interceda por nós, que coloque em nosso coração um grande amor para Jesus e Maria. Isso é Francisco de Assis.

Que ele interceda por nós, e vamos lembrar de todas as mulheres que trabalham na evangelização, enxergando nestas mulheres os anjos de amor e caridade, que continuam seguindo Jesus nas pessoas que mais sofrem.

Transcrição Maria Paula Maximo

Milícia da Imaculada · As Chagas De São Francisco
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.