O Frei Diogo Luís Fuitem (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Sf 3,14-18) e o Evangelho de hoje (Lc 1,39-56).
Frei Diogo destaca que estamos concluindo o mês de maio, mês mariano, mês das mães do Céu e da Terra. Padre Pio dizia que, para ele, este era o momento do ano mais bonito, porque é o período da mãe do céu. Esse é o sentido que queremos dar a nossa mensagem, agradecendo a Deus que nos deu uma mãe divina.
Hoje temos essa Festa Mariana da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santas Isabel. O encontro de duas mães, Maria que sai de Nazaré e vai pelas montanhas onde morava Isabel para visitá-la. São duas mães que se encontram, uma mãe jovem, Maria e uma mãe idosa, Isabel. As duas agraciadas, Nossa Senhora estava carregando consigo o Filho de Deus. Isabel, também agraciada, porque já de idade avançada, Deus concedeu-lhe a graça da maternidade, ia ser mãe de João Batista, o precursor.
É um encontro alegre entre parentes, mas é um momento também muito significativo para a humanidade. Isabel representa a antigo testamento, que já falava sobre a vinda do messias, por isso ela sentiu que João pulou em seu ventre, porque percebe que no seio de Maria estava presente o Filho de Deus.
Esse foi um encontro entre o antigo e novo testamento. O antigo testamento recebe com alegria a notícia que Deus se importou com a humanidade, enviando o Seu próprio Filho.
A Virgem Maria vai socorrer, ajudar Isabel, pois o próprio anjo anunciou também a ela, que Isabel sua prima seria agraciada com a gravidez de João Batista.
Podemos dizer que foi o encontro da solidariedade. Maria percorreu uma grande distância, apressadamente, para apoiar e socorrer a prima. Tudo isso mostra também que Deus é solidário com a humanidade porque está para nascer o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Que a exemplo das duas mães, possamos ser solidários com os irmãos, como nos ensinou a Mãe de Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
Transcrição Marta Romero
6o Domingo de Tempo Comum – (Mt 5, 17-37) “Não vim para abolir a lei e os profetas”
Jesus nos fala de maneira bem clara porque veio. E, de forma mais clara ainda, nos dá uma verdadeira lição de cidadania ao traduzir o verdadeiro sentido das leis de Deus. Leis que ele faz questão de frisar que não veio para mudá-las em uma única vírgula, mas sim para colocá-las em prática.
Uma reflexão cristã sobre o Carnaval
O momento é propício para que analisemos tudo aquilo que nos mancha, que nos tira a paz de estar em paz com Deus. É tempo, pois, de iniciar ou persistir no chamado à conversão, preparando nossos corações para a Quaresma.
5o Domingo de Tempo Comum – (Mt 5, 13-16) “Vós sois a luz do mundo”
“Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o gosto salgado, com o que se há de salgar? Já não servirá para nada, apenas para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo. Evangelho: (Mt 5, 13-16)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.