A Santa Missa

Ler a Bíblia com olhos da fé

Na Santa Missa desta segunda-feira (05), Frei Sebastião medita sobre a Bíblia e os cristãos

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

05 SET 2022 - 11H14 (Atualizada em 05 SET 2022 - 14H23)

O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Cor 5) e o Evangelho de hoje (Lc 6,6-11).

Frei Sebastião destaca que estamos no mês da Bíblia, que é nosso livro e nos dá a luz que precisamos para caminhar. Quando a leitura da Palavra de Deus é feita à luz da fé, da esperança, do amor e quando não é iluminada, chega a trazer mensagens incríveis.

Aqueles homens que criticavam Jesus, estavam na sinagoga, que era o lugar de oração e tudo começava com a leitura da Palavra de Deus. Era sábado, dia dedicado ao descanso e a oração.

Jesus foi condenado por ter feito a leitura certa da Bíblia. Isso O levou até a Cruz. A leitura da Bíblia cria divisões, por isso temos tantas igrejas de diferentes denominações dedicadas a Jesus.

Temos que dar muita atenção à Palavra de Deus para nos conduzir à felicidade. Para entender o sentido da Palavra temos que nos aproximar a Jesus Cristo. Ter uma experiência com Deus, fazendo uma leitura com respeito, dentro da luz da oração, não pode ser uma leitura aleatória.

A leitura privilegiada da Bíblia é dentro da liturgia. A Igreja coloca a cada dia uma passagem do antigo testamento, as cartas dos apóstolos e as mensagens de Jesus no Novo Testamento.

A Bíblia é a carta que Deus escreveu para nós. Devemos nos preparar para ler essa carta. Então vamos escolher o lugar certo que é na celebração eucarística.

Sobre o Evangelho de hoje, o Papa nos deixou uma mensagem de esperança. Não a esperança de esperar, mas de crer, de acreditar e nós encontramos essa esperança na eucaristia por meio da fé, que desafia os sentidos e a lógica humana.

Desafiando tudo isso, encontramos Cristo, que é a Palavra Encarnada. Ele é o caminho, Ele é a salvação. O Papa fala de esperança que é caminhar com Jesus, poder sentir solidariedade.

Assim, podemos entender o nosso trabalho na Milícia da Imaculada, que é um trabalho atrás das máquinas e dos meios com o objetivo de levar Cristo a todos. Para isso temos que encontrá-Lo primeiro e depois deixar que Ele se manifeste através de nós.

Todo o nosso ser deve ser alimentado com essa força que a Bíblia oferece e que se torna presente na Eucaristia. Ela quer falar por meio da nossa vida, da nossa estrutura e de tudo o que fazemos.

Durante esse mês o livro escolhido foi o de Josué. Que todos saibam ler a Bíblia com os olhos da fé. A Bíblia é uma grande experiência religiosa de um povo, essa experiência levou esse povo a crer em Jesus, que apontou um caminho com uma leitura e abertura maravilhosa que somente o próprio Deus poderia dar.

Vamos agora encontrar na Eucaristia esse Cristo que é a Palavra Encarnada que nos dá luz, força e sentido da nossa existência. Que Nossa Senhora, que é a grande leitora dessa palavra, nos inspire sempre.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.