Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Sejamos um bom terreno para a Palavra de Deus

"A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta." (Mt 13,23)




Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta sexta-feira: 

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 24 07 2020


Todos nós conhecemos essa parábola, o semeador é Jesus; a semente é a Palavra e o terreno somos nós.

A terra é a coisa mais importante para o agricultor, ele ama a sua terra, para ele o seu terreno é tudo. Lembro do meu pai, como ele amava e cuidava da terra dele. É o amor do proprietário pelo seu terreno, pois depende dele. Para Deus, nós somos esse terreno, sendo terreno, somos amados por Deus e somos nós que vamos dar os frutos que Ele quer.

Deus quer ver a semente produzir em nossa vida e não quer que nada possa sufocá-la. A nossa vida tem que ser uma luta para nós produzirmos só coisas boas para conservar esse terreno preparado por Deus. Eu sempre penso nisso, se nós somos este terreno, se somos a alegria de Deus, então, vamos evitar que o terreno seja ruim, vamos fazer de tudo para tornar a nossa vida aberta para Deus.

Que as pedras e espinhos, que são as nossas dificuldades; falta de respeito; falta de paciência; e tantas outras coisas que perturbam a nossa vida, que nunca sejam maiores do que a nossa vontade de fazer tudo certo.

Quero partilhar com vocês que hoje ao amanhecer eu fui rezar e, quando a gente fica sozinho e rezando vem tantos pensamentos na cabeça. Estava conversando com Jesus no tabernáculo e com a imagem de Nossa Senhora ao lado.

“Jesus, você esteve 30 anos com ela. O que você fez durante esses 30 anos? Quem mandava em você, São José ou Nossa Senhora?” Desculpem a fantasia, então eu tive aquela sensação... “Jesus, você passou 30 anos em casa. Você viveu o que todo mundo vive e você deve ter limpado a casa, ajudado seu pai, serrado madeira ou concertado as coisas, enfim, vivendo uma vida comum, sem nada de tão especial. Deve ter se levantado todos os dias, como nós, e vivido uma vida normal.”Leia MaisO reinado de Deus Conheça o hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Nesses pensamentos me perguntei: "como vou viver a minha consagração Nossa Senhora?" Eu falo de uma forma muito familiar com vocês. Viver a consagração é fazer o que ela quer. Então eu comecei, olhando para ela, perguntei: “Onde você vai me mandar agora?" Senti que ela falou para eu ir celebrar. Essas coisas parecem bobagem e brincadeira. Devemos sentir a importância da vida daquilo que fazemos. Dar sentido a tudo, pois é ela que está ao nosso lado e manda em nós, mas ao mesmo tempo, ela nos acompanha. Jesus fez isso durante 30 anos. Ele pregou aquilo que Ele viveu. Durante esses 30 anos Ele aprendeu a viver. Ele usa em suas palavras a partir do que ele sabe da vida. A mulher que faz a massa, as três medidas com fermento, Ele sabia tudo da vida cotidiana, porque Ele participava da vida, por isso nos ensinou tudo a partir da Sua própria vida, dando valor ao dia a dia. Qual é a importância de saber viver a vida comum? Essa era a vontade do Pai era que Jesus vivesse a vida como nós, porque isso é importante.

Somos o terreno de Deus, então nós temos que estar sempre prontos com esse tipo de comportamento e pensamento. Queria dizer isso para vocês: vivam suas vidas, façam as mesmas coisas tantas vezes, mas sempre com esse sentimento de amor, como Jesus viveu. Lembrando que para Deus, não são só as grandes coisas que tem importância, por menores que sejam, o que vale é o tanto de amor com que as fazemos. Esse é um terreno maravilhoso onde plantamos o amor. Então, veremos crescer os frutos, e a nossa colheita será maravilhosa. Então façamos isso tudo sempre com Nossa Senhora, porque ela sabe o jeito que Jesus quer.

Oração depois da comunhão

Jesus, nós vamos agora trabalhar como você fez. Mas, sempre juntos e nunca separados de nós. Queremos, como São Paulo, lembrar: “Agora não sou eu que vivo é Jesus Cristo que vive em mim”. Nossa Senhora ensine-nos a viver esta presença de Jesus e vê-Lo presente naqueles que vamos encontrar. Ele mesmo disse que estaria presente: “Qualquer coisa que fazeis a um destes meus irmãos é a mim que estai fazendo.” Sim! Queremos ver você, Jesus, presente nos nossos irmãos. Portanto, queremos tornar este dia, este campo maravilhoso de frutos de encontro, de amor, de atenção e de ternura. Sim! Queremos que a Tua semente possa brotar no nosso coração, Jesus. Porém, você tem que nos ajudar com Nossa Senhora. Ajudai-nos a preparar sempre e a manter este campo sempre propício para que Jesus possa fazer o seu projeto dentro de nós. Por isso, agora vamos colocar tudo isso nas tuas mãos. Cuida de nós, porque a ti nos consagramos para poder evangelizar a todos a partir de nós mesmos. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.