Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 06 AGO 2020 - 16H35

Transfiguração do Senhor

Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta quinta-feira




Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 06 08 2020

 Jesus chamava Pedro, Tiago e João quando havia alguma coisa importante para revelar. Naquela ocasião, Ele queria três testemunhas para poder se manifestar. 

Com os eles, Jesus subiu a montanha chamada Monte Tabor. Não é fácil subir uma montanha a pé, imaginem só o esforço, acho que a primeira coisa que fizeram ao chegar foi deitar no chão ou sentar. Aquele gesto que se faz quando estamos cansados.

Jesus, depois desta subida se transfigurou. Imaginem três homens vendo Jesus se transfigurar. Mais brilhante do que o sol! Aquele esplendor, foi uma alegria, o Seu rosto era mais luminoso do que qualquer coisa! As vestes também ficam resplandecentes de tanta brancura! Isso encantou os três, pois nunca tinham visto Jesus assim... E ainda apareceram os dois, segundo o Evangelho eram Moisés e Elias, representando os profetas, conversando com Jesus. Para os três, isso foi muito importante, pois viram que o Antigo Testamento e Jesus estavam em sintonia, pois tudo estava ao redor Dele Jesus. O Antigo Testamento se realiza em Jesus. Isso é muito bonito!

Os apóstolos aprenderam que Jesus está no centro. Ele que se transfigurou, e ainda ouviram uma voz que veio do céu: “Esse é o meu Filho amado, no qual eu coloquei toda a minha aprovação. Escutai-o!” Devem ter ficado ali por bastante tempo, pois criou-se um ambiente agradável. “Como é bom estarmos aqui.” Aquele era um ambiente diferente e de tão bom, até quiseram fazer três tendas. Deve ter sido um momento muito impressionante de alegria dos três. Poder sentir realmente como é bom estar com Jesus.

Todo o Milagre da Transfiguração mostrou quem é Jesus. O centro de toda a caminhada da Redenção perante o antigo e o novo testamento. Jesus é o caminho, é a verdade e a vida. Tanto é verdade que os apóstolos iriam dar a vida para Jesus, pois entenderam quem Ele realmente era Jesus, o filho de Deus.

A nossa vida é sempre uma caminhada para o alto. É difícil caminhar subindo, sem elevador, com as próprias pernas. Lembro muito quando eu escalava as montanhas. Era duro, mas, depois, quando chegava, experimentava uma alegria incrível. Não é a mesma coisa olhar o panorama de avião, quando você sobe, você chega e sente aquela alegria. Acredito que essa caminhada mostra a todos nós que Jesus tem que ser seguido assim, subindo e não descendo, enfrentado as dificuldades, porque Ele está sempre na frente. Quando chegarmos lá, estaremos para sempre felizes. Mas, esse estar com Jesus, não precisa morrer, podemos encontrar aquela paz, aquela serenidade e tranqüilidade, porque estamos com Jesus, sentindo a Sua força, a força da Bíblia e a certeza de que estamos no caminho certo. Então que a Transfiguração pode ser encontrada na Eucaristia e na oração sempre. Amém!

Oração depois da comunhão

Nós gostaríamos ter esta visão de Pedro Tiago e João, mas sabe, na oração e na comunhão, estamos com Jesus. A fé de ter uma visão como essa nos alimenta e nos dá força. Vejo que os três na hora da subida somos nós, com nossas dúvidas e incertezas. Para entender Jesus foi preciso subir com Ele e até Ele. Descendo com Ele começaram um novo relacionamento, guardando um segredo, que agora motiva a vida deles para sempre.

Temos São Maximiliano, este homem corajoso que soube subir a montanha da santidade com Cristo, com Nossa Senhora. Agora ele está olhando para nós e nos motivando para estarmos sempre com Jesus.

2º Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe 

Neste segundo dia da novena, São Maximiliano nos deixa esse pensamento:

“No seio de Maria a alma deve renascer segundo a forma de Jesus Cristo. Ela deve nutrir a alma com o leite da sua graça. Cuidar dela amorosamente e educá-la do mesmo modo como nutriu, cuidou e educou Jesus. No seu colo, a alma deve aprender a conhecer e a amar Jesus. É do seu coração, que ela deve tirar o amor a Ele, ou melhor, amá-Lo com o coração dela e tornar-se semelhante a Ele, por meio do amor.”

Tornar-se semelhante a Ele por meio do amor: Vamos pedir a São Maximiliano Kolbe nos ajude a fazer esse caminho. Oremos:

Oremos:

Ó São Maximiliano kolbe, pedimos que o teu coração de pai, sacerdote, irmão e amigo abrace o nosso e ajude-nos a responder com alegria ao chamado de Jesus para santidade. Faz com que, olhando para a tua vida, sintamos que é possível viver hoje o Evangelho com autenticidade e generosidade; entregando até o dom total de nós mesmos sem limites. Como estás perto da Imaculada, pede-lhe que o seu manto nos cubra e nos aqueça e nos fortaleça, para que possamos ser testemunhas de misericórdia e de amor. Amém

São Maximiliano kolbe, rogai por nós!

Como estamos, hoje, como está a nossa vida? Estamos subindo o Monte Tabor com Jesus? Estamos contemplando o rosto transfigurado de Jesus? Estamos contemplando as suas vestes? Estamos entendendo a presença de Moisés e Elias na Bíblia? Estamos sentindo essa voz do Pai que nos aponta Jesus, como Aquele que devemos, seguir, ouvir e escutar? Ou estamos na descida da montanha para entrar no mundo que precisa de nós? Ou então tudo isso pode estar acontecendo todos dos dias. O importante é sabermos que Deus nos ama verdadeiramente. Deus nos envia como enviou São Maximiliano Kolbe, que descobriu na Imaculada este dom de Deus. Ela é a nossa mãe que nos ama, ajuda e ilumina sempre. Vamos todos os dias renovar a ela a nossa total entrega.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.