Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H55

Caminha dois com ele

Jesus nos adverte para não enfrentar quem é malvado e dar àquele que pede, mas é preciso saber por que você deve atender um irmão




Frases e palavras da Liturgia de hoje que mais me marcaram:

“Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.” 1Rs 21,16

“Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.” Salmo 5

Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.” Mt 5,41-42

Reflexão

Muitas vezes, queremos a reconciliação, mas ela não virá pela força das palavras, e nem porque parece ser o melhor para todos.

Para tudo há um tempo debaixo do céu. E quem determina o que é melhor não é a nossa razão ou senso humanos.

No Evangelho de hoje, Jesus nos orienta a dar a quem nos pede. Se pede deve saber por que pede, mas, mais ainda, você deve saber por que o dá ou não dá. Não deixe de ajudar por preguiça, teimosia ou avareza. Saiba partilhar e doar aquilo que recebe de Deus. Quem nega a quem lhe é de direito nega ao próprio Pai.

No entanto, não seja como a mulher de Acab, que, para lhe dar algo que não era dele por direito comete crimes, levantando um falso testemunho e mandando matar Nabot, só para satisfazer a manha, o capricho, do rei. Isso não é amor. Ao contrário, é ceder para não ter o trabalho de educar ou ter de tolerar a tristeza alheia. Pode ser um caminho mais rápido, mas isso não permite que o outro seja contrariado ou frustrado e, assim, possa crescer e aprender a tolerar e superar as decepções.

Oração

Ó Pai, não permite que eu compactue com a corrupção, a injustiça e a mentira. Dá-me paciência e perdão por aqueles que me injuriam ou maldizem mentindo sobre mim. Dá-me um coração humilde para saber que só a Ti é devida toda a glória. 

Mãe Imaculada, ensina-me a acolher e entender todas as coisas sabendo que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.

Propósito

Ouvir uma opinião ou ideia contrária à minha e saber entender sem revidar, por respeito a quem a possui, e aprender algo com isso. 

Se você ainda não conhece os passos para fazer a leitura orante da Bíblia e mergulhar em você mesmo para encontrar-se com Jesus, fica aqui um roteiro para viver essa experiência de fé e amor.

Receba em sua casa a Revista Jovem Mílite: veja como é fácil aqui! Para conhecer a edição de junho, clique aqui.

Clique a seguir para uma doação on-line.

Comente abaixo: qual a frase da liturgia que mais tocou seu coração hoje? 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.