Coroa do advento
Formação

Coroa do advento

Coroa do advento

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

09 OUT 2018 - 13H27 (Atualizada em 14 JAN 2021 - 15H38)

Ao longo dos quatro domingos, nossas celebrações serão enriquecidas com o símbolo da coroa do advento. Ela é originária de tradições pagãs europeias: durante o inverno, as pessoas acendiam algumas velas enfeitadas, ofertando o fogo ao deus sol, na esperança de que a luz e o calor do sol voltassem sobre a terra. 


Os primeiros missionários aproveitaram o significado desta tradição e a cristianizaram, e a partir dos próprios costumes ensinavam a fé cristã.

A coroa do advento é constituída por vários símbolos. Sua forma circular representa o infinito, ela é um sinal do amor eterno de Deus por nós, amor sem princípio e sem fim. Suas ramagens verdes indicam a esperança e a vida. Esperamos a graça de Deus, seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no fim da nossa vida. As quatro velas simbolizam as quatro semanas de preparação do tempo do advento; na medida em que as velas vão sendo acesas ao longo do advento, representam a luz que ilumina a nossa vida. Esta luz é Jesus que nasce na nossa história, é a luz que dissipa todas as trevas, trazendo para cada um de nós a reconciliação esperada por toda a criação.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.