Quando se pensa na figura feminina e materna, não há outra imagem que venha em primeiro lugar se não a de Nossa Senhora. Ela que foi a grande responsável por gerar e trazer ao mundo o filho de Deus. O mês de maio é carregado de simbologias, por celebrar a Virgem de Fátima, por celebrar as mães e neste mês mariano, podemos refletir sobre as inúmeras virtudes que esta grande mulher teve em sua vida:
A paciência fez com que ela passasse serena por todos os momentos de sua vida. Desde a anunciação até os momentos finais da vida humana de Jesus, ela superabundou esta virtude e provou diariamente porque foi a escolhida de Deus para ser Sacrário Vivo. Busquemos ser mais pacientes!
A oração constante de Maria, fez com que os laços dela com Deus fossem se estreitando cada dia mais. Maria é vista como uma mulher silenciosa, mas falta de palavras não significam um coração vazio. O dela era cheio, cheio de amor, cheio de verdade, cheio de Deus. Nossa mãe é o nosso maior exemplo!
A obediência dela ultrapassava qualquer dúvida, medo ou questionamento. Isso não significa que ela não tenha sentido alguma dessas sensações, mas ela tinha tanta fé, era tão segura no que acreditava que sempre se lembrava do motivo que a levou a confiar. Sejamos mais como Nossa Senhora!
O amor que ela sentia por Jesus e pelo próximo, sem sombra de dúvidas, trazia um brilho especial a sua figura. Ela nasceu do amor, viveu no amor, serviu de berço para o amor e este sentimento se multiplicou durante toda sua história. Em qualquer situação, que escolhamos sempre esta via: a do amor.
A prontidão de Maria demonstrava que ali estava uma serva fiel em ordem de batalha, sempre preparada para ouvir os comandos de seu Deus e fazer tudo o que o Criador a inspirasse. Não a toa, a grande cabeça do nosso exército de consagrados é ela: a própria Virgem Imaculada.
A maternidade foi uma virtude/dom muito presente, ela exalava esse ar maternal não só com seu filho de sangue, mas com todos aqueles que o cercavam. Ela sabia até onde ia o seu papel e a partir de qual momento Deus tomava o controle. Rezemos por todas as mães do nosso país e do mundo!
A feminilidade dela conseguiu se contrastar a uma época dominada por homens. Ela com sua serenidade, paciência e fé, conseguiu tomar decisões revolucionárias pro contexto histórico, sem escandalizar e sabendo exatamente o seu lugar. Ela foi, é e sempre será bendita entre todas as mulheres!
A pureza foi uma virtude que ela já tinha antes mesmo de nascer. Ela era pura, sem manchas do pecado original, sem máculas, é por isso que a chamamos de Imaculada e cremos firmemente nisso. Rezemos a ela e peçamos que ela derrame sobre nós um coração mais puro e decidido por Deus.Leia MaisRádio Imaculada comemora 25 anos de evangelizaçãoSer mãe é...Rosário em família: melhor presente para a Mãe do CéuMãe é sempre mãe, seja na pandemia ou fora dela
O silêncio fez com que ela conseguisse ser bem racional em momentos decisivos da vida de Jesus. A boca fala do que o coração tá cheio, mas não falar, não é "não sentir". O silêncio é uma prece e pode dizer muito mais que qualquer palavra. Peçamos a ela essa virtude que tanto precisamos.
A fortaleza fez com que ela suportasse as piores dores do mundo como a perda de um filho, sem esmorecer. Além de suportar o peso da própria cruz, ela foi Cirineu para os discípulos e amigos de Jesus que se viram sem pastor. Estamos passando por adversidades, peçamos a força de Maria!
Este movimento de olhar, aspirar e desejar o bem já nos coloca no caminho do progresso. Os santos existem para ser nosso espelho humano e Maria, assim como eles, deve ser um exemplo a se seguir. Neste mês, rezemos para obter as virtudes e graças que dela abundam.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.