“Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22)
Como Jesus transmite o Espírito Santo à sua Igreja? Nathalia Silva nos leva a conhecer o mistério de Deus que se revela nas páginas da Bíblia:
O momento no qual contemplamos o Espírito dado por Jesus nos remete ao Evangelho de São João, no qual nos é revelado este Espírito prometido e dado pelo Filho. Ali, na derradeira ceia, o próprio Cristo o revelará como seu advogado paráclito. O espírito que Jesus dará aos apóstolos será quem o testemunhará e defenderá a nós e à Igreja, diante do mundo e diante de Deus.
No Novo Testamento encontramos Jesus doador do Espírito. Ele mesmo o dá aos crentes, pois sem este Espírito não haveria Igreja – Corpo Místico do próprio Cristo.
De acordo com as reflexões feitas nesta disciplina, o Espírito, dado como um dom e enviado pelo Pai em nome de Jesus, manifesta-se como co-fundador e constituinte da comunidade de fé e passará a agir dentro dela, morando nela e tornando-se tanto testemunha quanto advogado dessa fé.
O Concílio Vaticano II ensina “... pela comunicação do Espírito, constituiu com os seus irmãos, chamados de todos os povos, o seu Corpo Místico” (LG,7). “Porque num mesmo Espírito fomos batizados todos nós, para sermos um só corpo” (1 Cor 12,13).
A este Jesus – doador do Espírito – reconhecemos eterna presença: quando subiu aos céus, não deixou a sua Igreja órfã, mas deu aos discípulos a certeza de ficar com eles até o fim do mundo. “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28-20).
Para não deixar a Igreja órfã, mandou o Seu Espírito: “Depois… soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Portanto, o Paráclito, residente no Cristo, também passa a ser dádiva do Cristo ao homem.
Fale de Jesus ao mundo pelas páginas das nossas revistas, programação de rádio e TV, conteúdos digitais neste portal e nas redes sociais. Cadastre-se e seja um evangelizador fiel:
Deseja realizar uma doação online?
Renove a cada dia o seu pedido de proteção à Imaculada:
Sete chaves para se ler a bíblia
O caminho das sete chaves é um método de leitura criado pela escritora Irmã Rosana Pulga com o intuito de auxiliar na compreensão dos textos sagrados, para que possamos ler a bíblia com mais consciência.
A devoção à Nossa Senhora das Dores
A Igreja celebra no dia 15 de setembro Nossa Senhora das Dores, uma devoção que começou no final do século IX. Foram Santo Anselmo e São Bernardo que contribuíram para exaltar essa forma de devoção e veneração das lágrimas de Maria aos pés da cruz. Conheça mais sobre essa devoção acessando:
Consagração a São Miguel Arcanjo
Durante este mês de setembro, convidamos você a rezar com nosso pai seráfico, Francisco de Assis, percorrendo um caminho de fé e devoção a São Miguel Arcanjo:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.