Formação

Itinerário para Quaresma

"Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1,15)

Escrito por Espiritualidade

22 FEV 2024 - 01H00 (Atualizada em 22 FEV 2024 - 05H07)

Divulgação

A Quaresma é um período muito importante de quarenta dias em que nos preparamos para viver o Mistério da Salvação, passando pelas dores da Semana Santa e vivendo a felicidade da Páscoa.

Por ser um tempo de muita oração e penitência, podemos nos sentir perdidos, principalmente tentados por nossas fraquezas a desviar do propósito que adotamos no dia da Quarta-feira de Cinzas.

Sobre esse propósito, o Papa Francisco explica que o intuito do jejum é ajudar os outros, e se isso não ocorre, não há por que fazê-lo. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa primariamente as obras exteriores, mas a conversão do coração, a penitência interior”.

Sabe aquele famigerado: “nesta quaresma não vou beber refrigerante ou comer doce”. Mas qual o motivo dessa escolha? É uma espécie de auto incentivo para emagrecer às custas da penitência ou essa prática tem por objetivo ajudar o próximo com o dinheiro economizado da compra de refrigerantes e doces? Se resposta for a primeira opção, então não seria melhor abster da fofoca para não corroer a vida das outras pessoas e fazer dieta em outro momento? (esse é só um exemplo corriqueiro, por isso não me leve a mal caso tenha escolhido essa penitência).

Assim, a primeira coisa que você precisa se perguntar é: por que escolhi tal penitência? Estou fazendo isso para crescer espiritualmente ou por pura vaidade/ comodismo/ tradição?

É por esse e outros motivos que é tão importante ter um norte, algo para embasar nossa oração, para seguirmos firmes no caminho por nós escolhido. Com esse intuito, o Padre Luís Renato Carvalho de Oliveira organizou um Retiro Quaresmal que foi disponibilizado pelo site dos Jesuítas do Brasil

Na esperança de auxiliar a experiência do encontro pessoal com Deus durante o tempo litúrgico da Quaresma, o material do Retiro Quaresmal convida à prática da metodologia da leitura orante da Bíblia ou da contemplação inaciana a partir do Evangelho do dia. (Jesuitasdobraisl.org.br. Material do Retiro Quaresmal 2021 está disponível para download, acessado em 17/02/21, às 15h44)

O material mencionado acima se divide em sete partes semanais com um conteúdo específico para cada dia. Os Jesuítas do Brasil ainda recomendam que você dedique 30 minutos à oração pessoal diária e depois partilhe com um grupo sobre a semana feita do Retiro Espiritual.

Clique nos botões abaixo para baixar o conteúdo:

Proposta

Preparação (Semana da Quarta-feira de Cinzas)

Primeira Semana

Segunda Semana

Terceira Semana

Quarta Semana

Quinta Semana

Semana Santa

Acesse Jesuítas do Brasil para ver o conteúdo original.

Boa oração e boa quaresma! ;)

Fonte: Jesuítas do Brasil

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.