
A Quaresma é um período muito importante de quarenta dias em que nos preparamos para viver o Mistério da Salvação, passando pelas dores da Semana Santa e vivendo a felicidade da Páscoa.
Por ser um tempo de muita oração e penitência, podemos nos sentir perdidos, principalmente tentados por nossas fraquezas a desviar do propósito que adotamos no dia da Quarta-feira de Cinzas.
Sobre esse propósito, o Papa Francisco explica que o intuito do jejum é ajudar os outros, e se isso não ocorre, não há por que fazê-lo. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa primariamente as obras exteriores, mas a conversão do coração, a penitência interior”.
Sabe aquele famigerado: “nesta quaresma não vou beber refrigerante ou comer doce”. Mas qual o motivo dessa escolha? É uma espécie de auto incentivo para emagrecer às custas da penitência ou essa prática tem por objetivo ajudar o próximo com o dinheiro economizado da compra de refrigerantes e doces? Se resposta for a primeira opção, então não seria melhor abster da fofoca para não corroer a vida das outras pessoas e fazer dieta em outro momento? (esse é só um exemplo corriqueiro, por isso não me leve a mal caso tenha escolhido essa penitência).
Assim, a primeira coisa que você precisa se perguntar é: por que escolhi tal penitência? Estou fazendo isso para crescer espiritualmente ou por pura vaidade/ comodismo/ tradição?
É por esse e outros motivos que é tão importante ter um norte, algo para embasar nossa oração, para seguirmos firmes no caminho por nós escolhido. Com esse intuito, o Padre Luís Renato Carvalho de Oliveira organizou um Retiro Quaresmal que foi disponibilizado pelo site dos Jesuítas do Brasil.
Na esperança de auxiliar a experiência do encontro pessoal com Deus durante o tempo litúrgico da Quaresma, o material do Retiro Quaresmal convida à prática da metodologia da leitura orante da Bíblia ou da contemplação inaciana a partir do Evangelho do dia. (Jesuitasdobraisl.org.br. Material do Retiro Quaresmal 2021 está disponível para download, acessado em 17/02/21, às 15h44)
O material mencionado acima se divide em sete partes semanais com um conteúdo específico para cada dia. Os Jesuítas do Brasil ainda recomendam que você dedique 30 minutos à oração pessoal diária e depois partilhe com um grupo sobre a semana feita do Retiro Espiritual.
Clique nos botões abaixo para baixar o conteúdo:
Preparação (Semana da Quarta-feira de Cinzas)
Acesse Jesuítas do Brasil para ver o conteúdo original.
Boa oração e boa quaresma! ;)
Fonte: Jesuítas do Brasil

Com Jesus viver o amor de Deus'
Na Santa Missa de hoje (03), Frei Sebastião reflete sobre a necessidade de vivermos o amor de Cristo neste momento de quaresma e não apenas os rituais litúrgicos. Medite a Palavra de Deus com a gente!

Quaresma é caminho de amor e de entrega
Na Santa Missa de hoje (03), Frei Gilson Miguel Nunes reflete sobre a necessidade de termos coerência com nossas ações e a justiça de Deus. Acesse e medite o Evangelho de hoje com a Milícia da Imaculada!

A Virgem de Copacabana
A devoção mariana na América Latina se mistura com nossa cultura, desde os tempos da chegada dos primeiros sacerdotes aqui. Essa identificação pode estar ligada ao cuidado materno que sentimos dela por nós. E isso não é diferente com a história de Nossa Senhora de Copacabana que pode você conhecer agora!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.