Formação

O que é mistério?

O que é mistério?

Escrito por Espiritualidade

17 MAR 2020 - 13H44 (Atualizada em 16 SET 2022 - 09H17)

"Chama-se mistério, não por considerar o que vemos, mas porque vemos uma coisa e cremos em outra. Essa é a fé de nossos mistérios" (João Crisóstomo).

No grego, mysterion tem a ver com o culto. O radical μυ (my) significa o fechar dos olhos ou da boca: reação a uma experiência que foge do pensamento discursivo, que não se pode formular em palavras. Sob a luz da fé, a pessoa iniciada no culto "não participa do evento sagrado de modo inteletivo-racional, mas é atingido numa camada de experiência profunda". Por isso o conteúdo do culto e o próprio evento cúltico é chamado de mysterion. Em outras palavras, mistério é tudo aquilo que transcende a nossa capacidade racional, é o que vai além do que podemos compreender em nossa humanidade.

Um dos mistérios centrais é a ligação de vida e morte, muitas vezes a vida a ser conquistada por meio da passagem pela morte. O mistério não é concebido por meio de ensinamento racional, e, sim, por meio de experiência; por isso somente a pessoa engajada no culto pode experimentá-lo. Por meio da prática de manter os cultos de mistério em segredo a palavra mysterion adquire um significado mais restrito, que, muitas vezes, também é associado ao termo alemão Geheimmis (segredo): o que é silenciado.

Seu significado básico é mais amplo: com mistério se expressa uma realidade e uma participação nessa realidade, que transcendem a linguagem e o discurso racional. Assim como Jesus Cristo é o mistério de Deus por excelência e assim como esse mistério se torna presente na comunidade, assim Jesus é o sinal realizador de Deus por excelência.

O que é mistérion na teologia de Paulo?

São Paulo que reconhece em Cristo o "Mistério de Deus". Ele parte da visão de Cristo como aquele no qual se revela o mistério. Assim, aplica o termo mysterion aos seus atos e, posteriormente, às ações que a Igreja fará em sua memória: “Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe”. (Rm 16, 25-26).

Qual a relação entre mistérion e sacramentos

Segundo a história, o uso do termo sacramentum começou no século terceiro nas Igrejas do norte da África, para traduzir a palavra grega mysterion. Inicialmente, sacramentum começou a significar tudo o que na linguagem bíblica e litúrgica era chamado de mysterion, ou seja, sacramentum se tornou também uma categoria teológica. Os dois termos, sacramentum e mysterion, eram vistos como sinônimos.

Com o passar dos anos houve uma clarificação destes conceitos, permitindo que cada qual recebesse seu significado próprio.

Quando o termo sacramento especificar um dos ritos celebrados pela comunidade cristã, sempre estará se referindo à celebração do mistério de Cristo, pois os sacramentos são celebração do mistério pascal de Jesus Cristo: sua encarnação, morte e ressurreição. Um dos momentos em que o mistério aparece é na Eucaristia, quando, logo após ter proclamado as palavras da instituição, o presidente da celebração diz: "Eis o mistério da fé", a que a assembleia responde com uma frase que sintetiza o mistério pascal de Cristo, como por exemplo: "Anunciamos, Senhor, vossa morte e proclamamos vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus.".

Por meio dos sacramentos, participamos do mistério de Cristo e esta relação entre sacramento e mistério é um meio para nossa união à semelhança de Deus.

Trecho extraído de CRC Sacramentária Geral, de Vítor Pedro Calixto dos Santos.
2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço a Santa Tereza que interceda jun...

    ima_cintra@hotmail.com

  • Que Jesus Cristo na sua infinita mise...

    ima_cintra@hotmail.com

  • Que a rotina seja maravilhosa cheia d...

    Alessandra Fernandes

  • NOSSA SENHORA JUNTAMENTE COM NOSSO CR...

    FLAVIA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.