Formação

As mulheres da Bíblia

Vamos conhecer o importante papel que a figura feminina desempenhou na história do Cristianismo

Escrito por Espiritualidade

08 MAR 2022 - 15H42 (Atualizada em 10 MAR 2022 - 09H17)

A figura feminina tem um papel fundamental na história do cristianismo, pois foi a partir do sim da jovem Maria ao anjo, que o projeto de Deus de enviar seu Filho, começou a tornar realidade entre nós.

Neste dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer juntos o importante papel que diversas mulheres, tementes a Deus, tiveram ao longo da Bíblia e como fizeram a diferença no seu tempo.

Abigail

Abigail era esposa de Nabal, cuja a ignorância quase levou a família a destruição ao insultar Davi. Ela pacificou a situação culpando a si mesma pela situação. Davi a perdoou e a sua casa foi preservada. Após ficar viúva, ela tornou-se mulher de Davi tendo um filho, chamado Quileabe.

Ela é descrita como “sensata e de belo parecer”; pois sozinha conseguiu fazer com que Davi não fosse cruel com os que perderam a guerra.

Débora




Débora era profetisa e juíza, além de que possivelmente deu origem a história mais antiga da bíblia. Foi ela quem organizou a resistência israelita, convencendo Barac a liderar o exército. Juntos, os dois deram a vitória ao povo de Israel. Débora foi exemplo de coragem, por se sacrificar e obedecer a Deus.

Ester




Ester era judia e foi escolhida pelo rei persa, Assuero, para ser sua rainha. Felizmente, usou a influência que ganhou para o bem, quando soube da ordem para que os judeus fossem mortos, revelou a notícia ao seu marido, que autorizou que os judeus pudessem se defender. Com essa atitude, Ester foi exemplo de coragem e humildade.

Eva

Eva foi a primeira mulher que existiu e a primeira a ser mencionada na Bíblia. Igual a Adão, ela desobedece a uma ordem de Deus depois de ser enganada por Satanás. Ela é um exemplo que nos alerta como é perigoso pensar em coisas erradas, pois Deus havia dado uma ordem e mesmo assim ela desenvolveu um desejo muito forte de ter algo que não era dela.

Jael




Jael foi uma heroína. Esposa de Héber, um não israelita, demonstrou coragem e atraiu Sísera (chefe do exército cananeu que fugia dos israelitas) para o acampamento onde vivia. Enquanto o chefe dormia, ela o matou. A atitude de Jael, demonstra a capacidade de que tudo poderá acontecer se estivermos dispostos a seguir o caminho de Deus.

Maria Madalena

Maria Madalena era uma seguidora fiel de Jesus e viajava com Ele e os discípulos, usando os próprios recursos para cuidas das necessidades deles.

Ela seguiu o ministério de Cristo até o fim e foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois de ser ressuscitado.

Maria

Irmã de Marta e Lázaro, Maria era muito amiga de Jesus. Ela demonstrou, em várias ocasiões, que respeitava e valorizava Jesus como o Filho de Deus.

Foi ela que disse a Jesus que se Ele poderia ter impedido a morte de seu irmão, Lázaro e estava presente quando Jesus o ressuscitou.

Maria foi forte em sua fé e colocava a adoração a Deus em primeiro lugar na vida.

Marta

Marta, que era irmã de Maria e Lázaro, morava em Betânia, perto de Jerusalém. Também era muito amiga de Jesus e estava presente no momento em que Ele devolveu a vida a Lázaro. A conversa que Marta teve com Jesus mostra que ela confiava na promessa bíblica da ressurreição.

Além de muito hospitaleira, Marta aceitava conselhos com humildade e falava abertamente sobre os seus sentimentos e sua fé.

Raab




Raab foi uma prostituta que escondeu em sua casa dois espiões israelitas guiados por Deus, em troca que salvassem sua família da guerra. Mais tarde, casou-se com um israelita e se tornou antepassada de Davi e Jesus. Com sua história, Raab demonstrou coragem e confiança em Deus e sua esperança nos imperfeitos.

Rute




Rute era esposa de um dos dois filhos de Noemi (mulher a quem era leal). Depois de ficarem viúvas na mesma época, Noemi decidiu voltar a Israel e Rute quis acompanhá-la, pois queria viver ao lado dela louvando a Deus. Tempo depois, Rute se casou com um homem rico, se tornando antepassada de Davi e Jesus Cristo. Rute foi exemplo de lealdade e de zelo, mas além de tudo, foi coragem de seguir o caminho do amor de Deus.

Verônica

Verônica foi a mulher que, em um ato de misericórdia, enxugou o rosto ensanguentado e suado de Jesus no caminho do Monte do Calvário. No véu ficou impressa o divino rosto do Filho de Deus.

Ela foi uma mulher piedosa que morava em Jerusalém e que, após a Paixão do Senhor, se dirigiu a Roma levando consigo aquele véu tão especial. Seu gesto de compaixão no Calvário é recordado na sexta estação da Via Sacra.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.