Formação

Sete chaves para se ler a bíblia

Revelando os mistérios da palavra de Deus

Escrito por Espiritualidade

27 JUL 2023 - 15H15 (Atualizada em 27 JUL 2023 - 18H01)

Banco de imagens

O caminho das sete chaves é um método de leitura criado pela escritora Irmã Rosana Pulga com o intuito de auxiliar na compreensão dos textos sagrados, para que possamos ler a bíblia com mais consciência. Esse método de leitura da Bíblia é um entre tantos que podem favorecer uma compreensão adequada do texto sagrado. Esse caminho das sete chaves é uma maneira de ler a Bíblia com consciência da realidade. Aqui segue um breve resumo de uma dinâmica para ler a Bíblia proposta pela Irmã no livro "Ler e compreender a Bíblia", publicado por Paulinas editora.

Ler a Bíblia não é como ler um livro da moda ou de estudo. É preciso compreender que a Bíblia é o livro da vida. Na criação as pessoas viam a Deus cara a cara, mas o pecado estragou esse relacionamento [e estraga sempre], por isso Deus nos deu a Bíblia como livro por meio do qual podemos ver seu rosto e reestabelecer um relacionamento pleno e direto com Ele.

1. Pés

A primeira chave é ler com os pés plantados na realidade. A Bíblia não é um ditado divino, nem um livro que caiu do céu, mas foi escrito nas diversas realidades do Povo de Deus. Por isso é importante tomar consciência da própria realidade pessoal, familiar e comunitária antes de ler a Bíblia e também tomar conhecimento da realidade na qual o texto foi escrito.

2. Olhos 

Precisamos de estar com os olhos bem abertos durante a leitura da Bíblia. Ler com atenção mesmo, observando as palavras, encontrando detalhes, enxergando a mensagem do texto. OUVIDOS Na liturgia bizantina, antes da proclamação do Evangelho, o diácono alerta os fiéis a ouvir com sabedoria. Precisamos ouvir com calma e atenção o que Deus quer dizer por meio da Bíblia.

3. Coração

A Bíblia não é um romance que vende em banca e também não é bula de remédio ou um texto técnico. precisamos ler com o coração, sentir o sentimento do texto. Se é um Salmo de lamento, se é o relato feliz de uma cura, se é a narrativa de uma história emocionante ou o ensinamento de uma parábola, precisamos sentir tudo no coração.Leia MaisUma nova chanceBem-aventurados os que ouvem a Palavra e a compreendemQual o objetivo do ato libertador de Moisés?“Vinde a mim, vós que estais cansados...”

4. Boca

"A boca fala daquilo que o coração está cheio", dizemos sempre recordando um ensinamento de Jesus. Tudo o que experimentamos na leitura da Bíblia preenche nosso coração para transmitirmos Deus para as outras pessoas, para transbordarmos Deus. Há quem pregue para multidões, mas há também quem encontre em Deus uma palavra boa para transmitir discretamente a um familiar ou conhecido

5. Cabeça

Além de ler a Bíblia é importante ir atrás de outros materiais que explicam a Bíblia. usar da inteligência para ir além do texto e compreender sempre mais.

6. Joelhos

O mistério que se esconde por trás das palavras da Bíblia só pode ser revelado completamente se rezamos, se colocamos nossos joelhos no chão e procuramos pelo "espírito" da Bíblia. O Espírito santo nos ilumina e nos faz compreender no mais íntimo de nós a revelação de Deus.

7. Chaveiro 

 As chaves de casa, em geral, colocamos todas em um chaveiro para achá-las facilmente quando precisamos. É importante tomarmos esses conceitos para fazer nosso "chaveiro espiritual" e sempre tomar consciência desses passos que nos possibilitam a leitura da Palavra de Deus.

Fonte: JOVEM MÍLITE N°49

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.