Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
No decorrer do ano de 1717, três pescadores pobres encontraram uma pequena escultura misturada aos poucos peixes em suas redes, a imagem não estava completa, o corpo estava separado da cabeça. Lançando novamente a rede, que dessa vez estava cheia de peixes, receberam também a cabeça e, assim, a imagem estava completa. A pesca abundante ocorrida após o encontro da imagem, é relatado como o primeiro milagre de Nossa Mãe da Conceição Aparecida.
Nessa narrativa duas coisas sempre me fizeram refletir com até um certa perplexidade. A primeira é que quem conhece a região, sabe que o rio Paraíba é grande e sinuoso, ou seja, como uma peça pode ser encontrada? Podemos dizer que é possível, mas uma peça que esta fragmentada e no mesmo dia, sem uma busca especial, a parte faltante é encontrada, podemos já inferir intervenção divina. A segunda é que o material da imagem, terracota, é barro cozido, que estando muito tempo em água a peça se desgasta, fragmenta, muitas vezes se dissolve, ficando difícil o manuseio e tendendo a não ser possível seu reconhecimento, a imagem quando encontrada, além da quebra em dois pedaços (cabeça e corpo) estava com o nariz e os cabelos danificados, mas as mãos, pés, manto, em bom estado, aqueles que tem qualquer imagem religiosa em casa sabe como são delicadas e frágeis, mas essa sobreviveu. Eu realmente acredito em milagre nesse caso.
Leia MaisVida pelas vidasNão é fácil ser cristão católicoObservando a escultura que nos apresenta Maria com os olhos amendoados, como dos indígenas, de mãos postas e com uma faixa na cintura, detalhe que indica gravidez. Também tem os pés descalços, os quais nos remete a humildade, podemos também observar um anjo aos seus pés, talvez o mesmo anjo aquele que se apresentou a Maria como mensageiro de Deus, reconhecemos também assim como parte de uma representação da lua, a qual podemos assinalar como sendo uma referência a mulher do Capítulo 12 de Apocalipse. Essa representação imagética é bastante conhecida, podemos identificar a escultura como uma representação de Nossa Senhora da Conceição, ou Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Quando observamos a imagem chamada de Aparecida em seus detalhes, algumas coisas parecem estar diferentes da concepção tradicional, por exemplo, ao redor de sua cabeça observamos três flores. O uso de um número tão importante não é por acaso, nos remete a Santíssima Trindade. Diferente da maioria das representações marianas, Nossa Senhora Aparecida sorri, essa alegria pode ser interpretada por sua gravidez, Maria trará o Salvador ao mundo e se tornou a Serva de Deus, sempre que esse tema vem a minha mente, penso quanta coragem em uma jovem mulher.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.